PUB

Política

Primeiro-ministro inaugura e lança novas estradas em Santo Antão e São Vicente

O Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, vai estar, entre esta quarta-feira (17) e sábado (20), em Santo Antão e São Vicente, onde inaugura e lança quase uma dezena de obras importantes e estruturantes para as duas ilhas.
Entre as obras a serem lançadas, estão a Estrada de Chã de Igreja/Cruzinha, a requalificação do Bairro de Cruzinha, a Estrada de Espongeiro/ Lagoa e a Estrada de Figueiral no Concelho do Paúl. Já em Porto Novo, constam da lista, a Estrada de Ribeira da Cruz/Chã de Branquinho, a Estrada de Ribeira da Cruz/Martiene e a Inauguração da Requalificação da Praia Balnear de Curraletes.
Em São Vicente, na agenda estão a inauguração da estrada Mindelo/Baía e o lançamento da obra de Requalificação da Orla Marítima de Baía das Gatas. Na ilha do Monte Cara, várias infra-estruturas na área da Saúde serão também inauguradas e lançadas, nomeadamente o Ambulatório do Hospital Batista de Sousa, o Serviço de Neonatologia, a Unidade de Endoscopia e os Serviços de Radiologia/Imagiologia e de Cuidados Especiais.
O Chefe do Governo chega à Santo Antão, no dia 17 e preside às 11 horas, a cerimónia de arranque da construção da Estrada de Chã de Igreja – Cruzinha, cujo objectivo é fechar a Estrada Manta Velha – Cruzinha e o desencravamento da população de Cruzinha. São 4 km de extensão com um prazo de execução de seis meses, e um investimento do Governo de cerca de 150 mil contos.
A Estrada de 10 Km de Espongeiro – Lagoa será lançada, no mesmo dia e terá um papel relevante na melhoria das condições de acessibilidade, principalmente durante a época pluvial. Representa um investimento de mais de 107 mil contos. O Paúl, por sua vez, vê lançada a estrada de Figueiral no valor de 119 mil contos, que irá garantir a acessibilidade às várias zonas com potencial agrícola e turística, ao longo do vale do Paul, o que irá impulsionar o desenvolvimento socioeconómico do Concelho, e consequentemente da ilha de Santo Antão.
No Concelho do Porto Novo, no dia 18 de Julho, Ulisses Correia e Silva preside ao lançamento da Estrada de Ribeira da Cruz – Chã de Branquinho, com uma extensão de cinco Km e que será executada em seis meses. O Governo investiu cerca de 140 mil contos na obra. Mais 90 mil contos serão investidos na construção da Estrada de Ribeira da Cruz – Martiene, lançada, no mesmo dia. E fecha-se o dia em Porto Novo, com a inauguração da Requalificação da Praia Balnear de Curraletes, financiada pelo Fundo de Turismo no valor de 11 mil contos.
De seguida, o Primeiro-ministro desloca-se à São Vicente, onde manterá, na sexta-feira, 19, uma conversa com jovens da ilha, com o lançamento do Financiamento dos Cursos Superior de Enfermagem na agenda. No sábado, 20, além dos vários serviços de saúde que serão inaugurados e outros lançados, Ulisses Correia e Silva inaugura a estrada Mindelo-Baía e lança as obras de Requalificação da sua Orla Marítima.
Em relação à estrada foram 10 Km asfaltadas num investimento de mais de 300 mil contos. Ainda durante a visita às duas ilhas, o Chefe do Executivo promove a Conferência sobre “Desenvolvimento Regional e Local, numa oportunidade de falar das principais reformas, medidas e investimentos públicos e privados realizados e em curso pelo Governo, com impacto na dinamização da economia das ilhas e na vida das pessoas.
Neste âmbito, o Primeiro-ministro lidera uma comitiva composta pelo Ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima, José Gonçalves, pelo Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, pelo Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, pela Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, Secretário de Estado para a Economia Marítima, Paulo Veiga, o Secretário de Estado Adjunto do Ministro do Estado, Carlos Monteiro e o Secretário de Estado para a Educação, Amadeu Cruz.

PUB

PUB

PUB

To Top