PUB

Economia

Governo vê uma oportunidade nos ‘Blue Bond’ para investimentos ligados ao mar

O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, considerou que os ‘Blue Bond’, chamados títulos azuis, que serão a primeira emissão de dívida do Estado cabo-verdiano nos mercados internacionais, poderão “criar um quadro novo em termos de oportunidade e de investimentos para os privados de todo o mundo, mas também uma oportunidade de emprego para os jovens cabo-verdianos que vão trabalhar em todos os setores a montante e a jusante da economia marítima”.

Questionado pela agência Lusa à margem da receção da comitiva de Cabo Verde, no Município da Marinha Grande,em Portugal, no âmbito de uma missão empresarial, Olavo Correia afirmou que Cabo Verde tem uma “economia azul e o mar pode ser aproveitado de várias formas”.

Os Blue Bonds destinam-se a financiar projetos vocacionados para a economia azul, com a condição de proteção ambiental.

“Podemos aproveitar o fundo do mar, com recursos que ainda não sabemos se temos ou não, explorar as pescas, os transportes, a costa com o turismo, as lindas praias de Cabo Verde. Queremos utilizar o mar de forma sustentável e utilizar os recursos ‘Blue Bond’ para financiar projetos”, acrescentou o governante.

Olavo Correia considerou ainda que esta é também uma oportunidade para que se faça da “economia do mar uma economia com um enorme potencial e criação de emprego e oportunidades para os jovens”.

“Cabo Verde tem esse recurso à sua disposição, que está inexplorado e que vamos agora investir. Vamos fazer de S. Vicente uma zona económica especial marítima de Cabo Verde, que vai envolver portos, construção naval, transformação, investigação”, entre outros setores.

Lusa

PUB

PUB

PUB

To Top