PUB

Economia

BCV coloca hoje em circulação moeda de 200 escudos que assinala os 200 anos de amizade com os EUA

O Banco de Cabo Verde coloca em circulação a partir de hoje, 22, uma moeda comemorativa de 200 escudos, alusiva aos 200 anos de Laços Históricos e de Amizade entre os Estados Unidos e Cabo Verde. Vão ser emitidos oito mil moedas, conforme o decreto-lei nº 34/2019.
O documento, com a data de 19 de julho e promulgado pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, aprova a medida adoptada em reunião do Conselho de Ministros, que assinala estes dois séculos de relações, cujo primeiro marco institucional foi o estabelecimento em Cabo Verde, em dezembro de 1818, do primeiro cônsul dos EUA na África Subsaariana.
A moeda contempla uma reprodução bimetálica, cunhada em cuproníquel e latão niquelado. Outra numismática em duas versões: em acabamento brilhante não circulada e em prata, com acabamento especial do tipo “prova numismática”. Apresenta ainda composições gráficas que espelham a fraternidade entre os povos dos dois países, enaltecendo as relações ao nível do comércio, educação, segurança e intercâmbio entre pessoas.
Contém os mapas dos dois países e frases alusivas aos 200 anos de relações entre Cabo Verde e EUA constam igualmente desta moeda. De acordo com o comunicado do BCV, a distribuição da moeda ao público será efetuada por intermédio das instituições de crédito, podendo ser ainda adquirida no Banco de Cabo Verde ou nos agentes numismáticos.
Fonte: Mindel Insite

PUB

PUB

PUB

To Top