PUB

Mundo

Banco de Portugal apreende milhares de notas falsas

O Banco de Portugal (BdP) apreendeu sete mil 427 notas falsas até Junho, sendo que a maioria tinham o valor facial de 50 euros, anunciou o Supervisor, esta sexta-feira, 26. Porém, o BdP classifica estes números como sendo residuais face ao total de notas que circulam no mercado.

“Durante o primeiro semestre de 2019, foram retiradas da circulação, em Portugal, 7427 notas contrafeitas. A quantidade de notas contrafeitas apreendidas continua a ser residual em relação à quantidade de notas em circulação”, pode ler-se num Comunicado do Supervisor, a que a Lusa teve acesso.

As notas de 50 euros foram as mais falsificadas, cerca de três mil 436, seguidas pelas de 20 e de cem euros, de acordo com o supervisor. Em sentido oposto, as de cinco euros foram as que registaram menos falsificações.

O BdP sublinha que, no final de Maio, entraram em circulação as novas notas de cem e 200 euros, que completaram a segunda série de notas de euro: a Série Europa. “As notas da série Europa contêm novos elementos de segurança, um holograma-satélite e um número esmeralda melhorado que, em conjunto, tornam as notas de euro ainda mais seguras”, conclui o Supervisor.

PUB

PUB

PUB

To Top