PUB

Política

Estado da Nação: JPAI classifica de negativa prestação do Governo para a juventude

A Juventude do PAICV faz um balanço “negativo” dos quatro anos de governação do actual Governo. Esta avaliação foi feita pelo presidente da JPAI, Fidel Cardoso de Pina, nas vésperas do debate parlamentar sobre o estado da Nação.
Em causa estão medidas prometidas na campanha eleitoral para o sector da juventude, criando “elevadas expectativas” de melhoria de vida no país, mas que não foram, até agora, cumpridas, mas sim substituídas por estágios profissionais e condições precárias de empregabilidade, como defende a JPAI.
A Juventude do PAICV considera que se registou um “grande retrocesso” em várias áreas de governação, estando as principais promessas por cumprir a um ano do término do mandato.
“O governo do Dr. Ulisses Correia e Silva falhou redondamente na sua política de emprego, defraudando as expectativas dos cabo-verdianos, principalmente dos jovens”, considera Fidel Cardoso de Pina.
O líder da JPAI serve-se de dados do Instituto Nacional de Estatísticas, que mostram que 42,8% dos jovens entre os 15 e os 34 anos estão desempregados, representando a parcela maior da inatividade em Cabo Verde.
O resultado da problemática da precariedade laboral, explica, é também a situação habitacional “difícil”, que põe em causa a segurança e proteção dos jovens, suas famílias, crianças e adolescentes, muitas vezes vivendo em situações desumanas.
Contratos precários, empregos sazonais e estágios profissionais constituem o grosso da oferta de empregos para os jovens, defende.
“Estranhamos que a abordagem das políticas de emprego seja a de substituir empregos por estágios, passando  a ideia que é tudo o que se pode oferecer a jovens qualificados e  altamente qualificados, mediante subsídios que não ultrapassam os 20 mil escudos mensais”, explica.
Para o presidente da JPAI, estágios profissionais não podem ser regra para o acesso ao mercado de trabalho. Estes são sim, como explica, uma “importante medida” de apoio à inserção de jovens recém-formados no mercado de trabalho, para aperfeiçoamento das suas competências sócio-profissionais, aquando a procura do primeiro emprego.
Do mesmo modo, defendem que os estágios profissionais não podem funcionar como via legal para as empresas contratarem trabalhadores qualificados “a baixo custo e em condições de precariedade”.
“A JPAI tem acompanhado com com apreensão e muita preocupação, o acumular de problemas que afetam essa expressiva camada da sociedade cabo-verdiana, mas também a fragilidade das medidas de política que lhes são dirigidas.”
Tendo já entrado no quarto ano de governação, Fidel Cardoso considera que o MpD  continua a oferecer à juventude uma governação sem qualquer visão estratégica para o futuro e sem uma agenda clara, pelo que que, em matéria de juventude, o estado da Nação é “francamente negativo”.
O debate parlamentar sobre o estado da Nação terá lugar a amanhã, 31 de Julho, com a leitura dos quatro anos de governação pela oposição e atual Governo.
 
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top