PUB

Economia

Empresas cotadas na bolsa de Cabo Verde valiam quase 40% do PIB em 2018

De acordo com o Relatório de Estabilidade Financeira de 2018, divulgado hoje pelo Banco Central de Cabo Verde, no mercado de valores mobiliários, a capitalização bolsista (aproximação do valor de mercado das empresas) global situou-se em cerca de 72,8 mil milhões de escudos (mais de 663 milhões de euros), o que se traduz num aumento de 6,4% face a 2017.
“Refira-se a continuidade da tendência de crescimento da capitalização bolsista global no triénio 2016-2018”, lê-se no relatório.
A Bolsa de Valores de Cabo Verde foi criada em maio de 1998 e conta com quatro empresas cotadas, com destaque para o Banco Comercial do Atlântico (BCA, detido pelo grupo Caixa Geral de Depósitos) e para a Caixa Económica, e outras que emitem obrigações.
Os acionistas da Cabo Verde Telecom (CV Telecom), principal operadora de telecomunicações do país, aprovaram em 2018 a entrada da empresa em bolsa, mas que ainda não se concretizou.
O relatório do Banco Central de Cabo Verde refere ainda que o setor segurador nacional registou um aumento do volume de produção de 5,8% por cento, dos investimentos brutos em 10% e dos resultados líquidos em 59,6%, face a 2017.
A instituição sublinha igualmente que a margem de solvência do setor dos seguros em Cabo Verde “manteve-se em patamares confortáveis” em 2018.
LUSA

PUB

PUB

PUB

To Top