PUB

Mundo

Moçambique: Governo e Renamo assinam Acordo Final de Paz esta terça-feira

O Governo de Moçambique e a Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), principal Partido da Oposição, assinam, nesta terça-feira, 6, o Acordo Final de Paz e Reconciliação.

Na passada quinta-feira, 1, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Ossufo Momade, assinaram o Acordo de Cessação das Hostilidades, na Serra da Gorongosa, Província de Sofala – Centro daquele País Lusófono da África Oriental -, para acabar, formalmente, com os confrontos entre as Forças Governamentais e o braço armado do principal Partido da Oposição.

Trata-se do terceiro Acordo entre o Governo, da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), e a Renamo, depois da assinatura do Acordo Geral de Paz de Roma (Itália) de 1992 e do Acordo de Cessação das Hostilidades Militares em 2014, na sequência de uma nova vaga de confrontos entre as duas partes.

No domingo, 4, o líder do braço armado da Renamo que contesta a liderança do Partido recusou entregar as armas no quadro do Acordo de Cessação de Hostilidades assinado com o Governo sem que seja eleito um novo Presidente da Formação Política.

“Nós vamos eleger o nosso Presidente e só depois é que vamos entregar as armas”, disse Mariano Nhongo, general da Renamo, que deixou um aviso ao Governo e ao actual líder do Partido, Ossufo Momade: “Não (nos) enganem, os militares estão do meu lado”.

PUB

PUB

PUB

To Top