PUB

Cultura

Artes Plásticas – Porto Novo: Nelson Neves e Tomáz Medina preparam workshop em reciclagem artística

Os artistas plásticos Nelson Neves e Tomáz Medina, ambos radicados no Luxemburgo, pretendem realizar um workshop, em Santo Antão, em matéria de reciclagem artística. Esta oficina, que conta com a parceria da Câmara Municipal do Porto Novo, assinala os 10 anos de amizade entre os dois artistas e amigos, um natural de São Vicente e outro de Santo Antão, e que agora procuram explorar as potencialidades da ilha das montanhas no campo das artes plásticas.

Nelson Neves e Tomáz Medina vivem há muito no Luxemburgo e decidiram trabalhar juntos, em Santo Antão, por uma causa de cariz social. Nos próximos meses pretendem realizar uma formação naquela ilha, na área de pintura e criação de lâmpadas, tendo como base objectos reciclados. Este workshop destina-se a jovens do município do Porto Novo, segundo fazem saber os seus mentores ao A NAÇÃO.
“O objectivo desta formação é conscientizar os jovens sobre a importância do reaproveitamento de todos os objectos de plástico que tem poluído o meio ambiente”, diz Tomáz Medina.
Os mentores deste workshop acreditam que o projecto poderá trazer novas perspectivas, ideias criativas e motivação aos jovens, mas principalmente a importância de dar vida nova a objectos não utilizados e que normalmente tem como destino o lixo. Contudo, por questões de natureza logística e organizacional, este workshop ainda não tem uma data fixa, mas, de acordo com informações recolhidas por este semanário, o mesmo não deverá tardar muito.
Recentemente Nelson Neves esteve no Porto Novo, onde se reuniu com o vereador da cultura, Nilson Santos. Este mostrou-se a total disponibilidade da câmara para abraçar o projecto. Inclusive a formação deverá ser realizada no Centro de Artes e Ofícios do porto Novo, espaço ainda em construção e que deverá estar concluída por altura da deslocação de Nelson Neves e Tomás Medina ao município.
“Background” dos artistas plásticos
Tomáz Medina nasceu na ilha de São Vicente, em 1972, tendo partido para o Luxemburgo com a família com apenas quatro anos. Realizou a sua primeira exposição em Setembro de 2007, num evento organizado pela associação luxemburguesa, Comissão Spencer ASBL. Segundo relata, nessa exposição apresentou nove pinturas de acrílico sobre tela. Não raras vezes este artista plástico realiza exposições na França e Cabo Verde, além do Luxemburgo.
Nelson Neves nasceu em Santo Antão em 1973 e, tal como Medina, cedo rumou para o Luxemburgo. Já realizou exposições em vários países da Europa, mas também em Cabo Verde. Actualmente é embaixador do Instituto Europeu das Artes Contemporâneas no Luxemburgo (IEAC) e foi galardoado em Dezembro de 2017, em Itália, com o prémio internacional “Guerreiros de Riace 2017”.
JF

PUB

PUB

PUB

To Top