PUB

Destaques

Destaques da edição 625 do Jornal A NAÇÃO

Empreitadas

Instituto de Estradas abusa de ajuste directo

Entre 2015 e 2018, o Instituto de Estradas (IE) recorreu, “sistematicamente”, ao método de “ajuste directo” para a adjudicação de empreitadas. Este organismo do Estado também não respeitou as balizas relacionadas com “obras a mais”, que não devem exceder 25 por cento (%) do valor contratualizado. Em jogo estão centenas de milhares de contos e os desvios tanto aconteceram no Governo anterior como no actual.

Cultora da Língua Cabo-Verdiana

Dulce Almada Duarte, uma vida singular

Dulce Almada Duarte, que foi dada à terra na sexta-feira, 23, encarnava, como poucas, as mulheres que no século XX se destacaram no contexto social e histórico de Cabo Verde. Jovem quadro, recém-formada em Filologia pela Universidade de Coimbra (Portugal), abraçou a luta pela Independência do seu País, legando, ao mesmo tempo, um contributo intelectual para o estudo e a afirmação da Língua Cabo-Verdiana. Morreu na véspera de festejar os seus 86 anos.

 

Palmarejo Grande

Do outrolado da Praia impera “miséria humana” No vale do Palmarejo Grande, ao pé de um dos bairros mais luxuosos da Capital e a pouca distância do novo Campus da Uni-CV (Universidade Pública de Cabo Verde) em construção, encontra-se uma comunidade “rural” mergulhada na miséria. Saltam à vista as casas de latas, o lixo,  a falta de estradas e a escassez de pasto para animais, entre outros problemas.

 

Santiago

Produtores de grogue precoupados com falta de cana Os produtores de grogue da ilha de Santiago perspectivam uma fraca produção no próximo ano por causa da manifesta falta de cana sacarina. As plantações estão a desaparecer devido à escassez de água,  agravada pela falta de chuva, principalmente nos últimos três anos. Esta situação irá, obviamente, repercutir no  preço do grogue.

Empreendedorismo

Cerveja caseira à base de cana-sacarina, manga e bissap

Formado em Engenharia Química e Biológica, Keven Gonçalves está a produzir esta cerveja caseira numa pequena unidade montada na sua residência, na Cidade de Assomada (no interior de Santiago), estando apenas à espera da respectiva licença industrial e certificação da IGAE, para comercialização do produto.

Direito de resposta

PJ nega que toupeira “inviabiliza operações contra narcotráfico”

Veja mais pormenores na versão impressa.

Análise

José Maria Neves escreve sobre TACV, privatizações e transparência

O antigo Primeiro-Ministro, José Maria Neves, defende que as privatizações devem integrar-se numa visão de longo prazo e numa estratégia global de transformação e de desenvolvimento sustentável do País. “Devem, por isso, concitar o mais amplo consenso entre os partidos políticos e entre estes e a sociedade civil e ser realizadas num quadro de total transparência e accountability”, sustenta, propondo a criação de uma Comissão Parlamentar de Acompanhamento das Privatizações.

Um radiografia actual, imperdível e de imprescindível consulta…quer se concorde ou não.

Santo Antão

Escola de Ténis de Afonso Martinho forma novos valores

A Escola de Ténis de Afonso Martinho, na Ribeira Grande, é a única estrutura do género em toda a Ilha de Santo Antão. A aposta forte na formação de base para crianças de cinco aos dez anos tem vindo a dar bons resultados, passando Santo Antão a “empeitar” com outras ilhas onde o ténis goza de grande tradição.

 

-Encontra, ainda, nesta Edição nº 625 – que já está nas bancas! -, o tradicional Caderno ETC.; assim como, as Opiniões de José Maria Neves e de Olímpio Tavares; a par das Colunas de Filinto Elísio e de Natacha Magalhães.

PUB

PUB

PUB

To Top