PUB

Destaques

Destaques da edição 629 do Jornal A NAÇÃO

Sector Empresarial do Estado

Salários e regalias dos gestores da CVTelecom e Caixa fora da lei

A Cabo Verde Telecom e a Caixa Económica de Cabo Verde são obrigadas, por lei, a integrar o Sector Empresarial do Estado (SEE), passando as suas contas a serem escrutinadas pelo Tribunal de Contas, submetendo-se, igualmente, ao crivo da ARAP (Autoridade Reguladora das Aquisições Públicas), quando pretenderem fazer qualquer tipo de aquisição pública. Este facto resulta do facto de o Estado ter assumido o controlo accionista da empresa de telecomunicações e daquela instituição financeira.

 

Ribeira Grande de Santo Antão

Pinhão enfrenta eternos problemas

 Os habitantes de Pinhão, uma das zonas altas da Ribeira Grande de Santo Antão, reivindicam a resolução urgente de vários problemas antigos que têm afectado aquela localidade. Melhoria da estrada de acesso, iluminação pública, recolha de lixo e o mau cheiro causado pelas várias pocilgas situadas logo na entrada da região são algumas delas. O polivalente, cujas obras estiveram paradas durante mais de dois anos, ficou finalmente concluído.

Transportes Marítimos

Armadores nas mãos do Governo 

Endividados e sem margem de manobra, os armadores nacionais estão nas mãos do Governo no sector dos transportes marítimos em que a portuguesa Transinsular aparece, até agora, como a principal beneficiária da criação da Cabo Verde Interilhas (CVI). A concessão, pelo Estado, de um aval de meio milhão de contos para essa novel companhia marítima realizar o que prometeu no concurso público é um “desvio” do rumo inicialmente previsto.

Ano Lectivo 2019-2020

130 mil no regresso às aulas 

130 mil alunos regressam esta segunda-feira, 23, à escola, para um novo ano lectivo. A ministra Maritza Rosabal garante que está tudo a postos e promete um arranque “mais fácil”, sem atropelos de manuais e professores como aconteceu em anos anteriores. Dos 40 manuais que vão ser disponibilizados no mercado, para os diferentes níveis de ensino, 36 já estavam a ser distribuídos pelo país. Já a FICASE (Fundação Cabo-Verdiana de Acção Social Escolar) vai entregar 20 mil “kits” escolares, mais cinco mil de que o ano passado.

Transportes Aéreos

Cabo Verde Airlines vai pôr fim ao vôo directo Praia-Boston

O vôo directo Boston-Praia-Boston, operado pela Cabo Verde Airlines, tem os dias contados. A partir de 9 de Dezembro, essa ligação será efectuada via Sal, nos dois sentidos. A Associação das Agências de Viagens e Turismo diz não ter conhecimento oficial da medida e prefere não se pronunciar para já sobre eventuais implicações para o mercado.

-Encontra, ainda, nesta Edição nº 628 – que já está nas bancas! -, um Caderno Especial sobre a EDUCAÇÃO – com várias, pertinentes e imperdíveis matérias sobre o novo Ano Lectivo, que começa na segunda-feira, 23 de Setembro -; assim como, as Opiniões de Adriano Lima, Carlos Carvalho, Hélder Duarte e Pedro Ribeiro; a par da Coluna de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top