PUB

Economia

São Vicente: Proprietários de máquinas multados por apanha ilegal de areia na praia de João Évora

Os proprietários de dois camiões e uma retroescavadora devem ser multados nos próximos dias por apanha ilegal de areia numa das dunas da praia de João Évora (Jon d´Ébra), assegurou o capitão dos portos.
Estas três viaturas, segundo Aguinaldo Lima avançou à Inforpress, foram detidas em “flagrante delito” e autuadas, na última semana, pela Polícia Marítima, no âmbito de uma fiscalização regular à esta praia da periferia de São Vicente.
Neste momento, conforme a mesma fonte, já estão notificados tanto os condutores, como os proprietários dos camiões e da escavadora, que devem conhecer a multa aplicada nos próximos dias.
“Vamos aplicar a coima sim, mas ainda está a decorrer o processo para se decidir o montante a ser pago”, explicou este responsável, adiantando que têm que “analisar caso a caso”.
No entanto, ajuntou, os donos destas viaturas incorrem a pagar uma multa que vai 50 contos a 300 contos, caso for propriedade individual, e de 300 contos a 4.000 contos, caso forem de empresas.
O mesmo processo corre os seus trâmites junto à Direcção Nacional do Ambiente, uma vez que a praia de João Évora (Jon d´Ebra) é considerada uma Zona de Desenvolvimento Turístico Integrado (ZDTI), assegurou o delegado do Ambiente em São Vicente, Vitorino Silva.
Entretanto, mesmo sendo João Évora uma zona interdita à apanha de areia, que só é permitida em São Vicente na zona de Lazareto, a praia tem sido, segundo disse à Inforpress o comandante Regional da Polícia Marítima, Pedro Lopes, “usada clandestinamente” para este fim, que já provocou uma certa derrapagem de uma das dunas.
Conforme este responsável, antes deste caso da última semana, já tinham detido um outro camião que vinha com inertes desta zona.
Após as detenções, ajuntou, a areia foi doada à Câmara Municipal de São Vicente.
Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top