PUB

Mundo

Angola adere ao Centro de Pesca da SADC

Angola assinou, em Gaberone (Capital de Botswana), a Carta que cria o Centro Regional de Coordenação da Fiscalização, Controlo, Vigilância da Pesca (MCSCC) da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a ser estabelecido em Maputo (Capital de Moçambique).

Com o acto, que decorreu na Sede da SADC, no qual a ministra das Pescas e do Mar, Maria Antonieta Baptista, assinou por Angola – País Lusófono da África Austral – tornou-se no oitavo membro da Organização Regional a subscrever a Carta, juntando-se a Eswatini, Lesotho, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Tanzânia e Zâmbia.

Durante a cerimónia, a ministra Maria Antonieta Baptista destacou o importante papel que a Pesca desempenha como meio de subsistência dos angolanos, em particular, e da Região da SADC, em geral.

Baptista realçou, também, a importância dos recursos pesqueiros da Região e a necessidade do combate à pesca ilegal, não-declarada e não-regulamentada, recordando o compromisso que os Países da SADC assumiram, em 2008, em relação ao reforço da cooperação regional e o combate ao flagelo da pesca ilegal.

Para a ministra, a Região fez avanços na aplicação do compromisso, aprimorando a Cooperação Regional, especialmente na criação do Centro, e incentivou os restantes Países-Membros a comprometerem-se mais e a assinarem a referida Carta.

A cerimónia foi testemunhada pelo secretário-executivo-adjunto para os Assuntos Corporativos do Secretariado da SADC, Joseph Andre Nourrice, e pela embaixadora de Angola no Botswana e junto da SADC, Beatriz Morais.

Com “Jornal de Angola”

PUB

PUB

PUB

To Top