PUB

Destaques

Destaques da edição 633 do Jornal A NAÇÃO

Paraísos fiscais

Cabo Verde continua na “lista cinzenta” e “guarda” milhões de Portugal

Cabo Verde está num grupo de três países da “lista cinzenta” de paraísos fiscais, da União Europeia, que receberam centenas de milhões de euros de bancos portugueses. Este arquipélago corre o risco de passar para a “lista negra” no próximo ano, caso não completar o seu trabalho até Dezembro.

  

Economia

“Cabo Verde Connect” quer entrar no Mercado aéreo inter-ilhas

A “Cabo Verde Connect”, um consórcio formado por três accionistas portugueses, conta entrar no mercado aéreo inter-ilhas, dentro de seis meses. Criada, ao que tudo indica, para “agilizar” o processo de vendas de bilhetes da Cabo Verde Airlines (CVA), José Madeira diz não descartar operações regionais, nem ligações entre Praia e Europa, e charters para a Boa Vista e São Vicente.

Política

Parlamento escolhe novos membros dos cargos externos

O Parlamento deverá escolher, no próximo mês de Novembro, os novos titulares dos órgãos externos à Assembleia Nacional, cujos mandatos estão caducados há muito tempo. Esta semana, o País passou a conhecer o novo Procurador-Geral da República (PGR), José Luís Landim.

Transportes Marítimos

Nem navios novos, nem velhos

Mais uma vez, a nova Companhia de Transportes Marítimos, a Cabo Verde Inter-Ilhas, não cumpre com o prazo da chegada do novo navio, previsto para 15 de Outubro. Para agravar a situação, dois dos barcos alugados pela CVI à Fast Ferry – o Kriola e o Liberdadi – estão nos estaleiros para reparação. A estes se juntam o Praia D’Aguada, que também se encontra inoperante, para uma revisão de rotina. E pelo país chovem reclamações.

Ribeira da Barca

Moradores satisfeitos com melhorias, mas pedem emprego na comunidade

A vila da Ribeira da Barca, no concelho de Santa Catarina, vem passando por várias melhorias. A requalificação da frente marítima e a instalação de uma delegação municipal (com alguns serviços básicos) deixam a população satisfeita. Só que, nesta comunidade marcada pela pobreza, os moradores pedem mais emprego e uma atenção especial para o sector das pescas.

 

(In)Segurança

Assaltos à mão armada voltam à Cidade da Praia

A onda de criminalidade voltou a “reacender” na cidade da Praia. Nas últimas semanas, vários mini-mercados, sendo um deles numa das vias mais movimentadas da capital, foram alvos de assaltos à mão armada por encapuzados. À frequência dos assaltos junta-se a violência dos “caçubodys” que estão a deixar a população sobressaltada.Os relatos e imagens postadas nas Redes Sociais são arrepiantes.

  

Santo Antão

Lagoa é viveiro de Atletismo

Na localidade de Lagoa, no Planalto Leste de Santo Antão, a Escola de Atletismo “Eliseu Fortes” trabalha com cerca de 50 jovens, fundindo o desporto com a formação pedagógica. Com quatro anos de funcionamento, o projecto já dá frutos, com a conquista de medalhas em campeonatos de atletismo a nível nacional. Um dos objectivos é formar grandes atletas capazes de representar Santo Antão e Cabo Verde em diversos escalões.

 

-Encontra, ainda, nesta Edição nº 633 – que já está nas bancas! -, o já habitual Caderno ETC., assim como, as Opiniões de Amadeu Oliveira e de Milton Monteiro; a par da Coluna de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top