PUB

Economia

Bancos debatem desafios da transformação digital

Cerca de meia centena de quadros e dirigentes bancários estiveram reunidos esta terça-feira,22, na Cidade da Praia para debater a  ransformação digital em curso na banca de Cabo Verde.

O encontro foi uma iniciativa promovida pela Asseco PST, empresa especialista no desenvolvimento de software bancário e um “referencial” na criação de soluções tecnológicas integradas nos vários países onde está presente.

Durante mais de quatro horas, os participantes discutiram activamente os temas centrais da banca digital, nomeadamente o papel dos novos canais electrónicos, com o advento das soluções de internet banking e mobile banking, a gestão da relação com o cliente num único ponto e o poder dos dados e a sua transformação em informação relevante para os bancos.

Na conferência, promovida num hotel perto do centro executivo, financeiro e cultural de Cabo Verde, debateu-se igualmente a gestão dos riscos associados à actividade bancária e o tema da segurança na transformação digital. Um e outro são dois dos pilares essenciais de qualquer solução tecnológica para o sector financeiro, em que não se podem correr riscos e onde as instituições bancárias cabo-verdianas têm investido mais recursos.

Durante o evento, os participantes puderam visitar o espaço “Experiência Digital”, montado pela Asseco PST, e ficar a conhecer melhor as várias soluções desenvolvidas pela empresa para os seus clientes bancários. Dos mais de 60 bancos que integram a atual carteira de clientes da Asseco PST, que opera em vários mercados da lusofonia (incluindo Portugal, Angola e Moçambique), 10 têm presença activa em Cabo Verde.

A adesão ao evento demonstra bem que o desenvolvimento de uma cultura digital passou a estar na linha da frente das preocupações e investimentos dos bancos cabo-verdianos.

Isto numa altura em que o sector bancário no país está em transformação acelerada, a exemplo do que acontece um pouco por todo o mundo, com o desenvolvimento de soluções tecnológicas cada vez mais inovadoras e que permitem melhorar, de forma substancial, a forma como as instituições financeiras se relacionam com os seus clientes. Uma relação que passa tanto pelo tradicional atendimento presencial como, e cada vez mais, pelos novos canais à distância que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana.

“A Asseco PST está profundamente comprometida com o desenvolvimento do sector financeiro em Cabo Verde. Em parceria com os nossos clientes, temos vindo a apostar e investir neste mercado numa perspectiva de médio e longo prazo”, afirma Daniel Araújo, CEO da Asseco PST, que acrescenta: “Temos a noção clara de que a banca digital é disruptiva e estamos preparados para acompanhar a inovação com soluções de última geração”.

Presente em oito mercados em três continentes (África, Europa e Ásia), a Asseco PST está presente em Cabo Verde desde 1992, altura em que passou a assegurar o sistema de gestão da primeira instituição financeira do País. Às suas raízes portuguesas, a empresa soma hoje a sua integração na multinacional Asseco Group, um dos maiores fornecedores europeus de software, com um volume de negócios anual de 2,2 mil milhões de euros.

 

PUB

PUB

PUB

To Top