PUB

Mundo

Portugal: Governo toma posse no sábado

Vinte dias depois das Eleições Legislativas de 6 de Outubro toma posse o XXII Governo Constitucional, presidido pelo secretário-geral do PS (Partido Socialista), António Costa.

A cerimónia decorrerá no sábado de manhã, dia 26, no Palácio da Ajuda. Tomarão posse 70 pessoas: um  Primeiro-Ministro (PM), mais 19 ministros e 50 secretários de Estado.

O novo Governo tomará posse perante o Presidente da República e esta será para Marcelo Rebelo Sousa a primeira vez que empossará um PM. Quando Costa foi empossado no XXI Governo, no final de 2015, o Presidente ainda era Cavaco Silva.

“Reservei a manhã de sábado para dar posse ao Governo”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, na tarde de terça-feira, à margem de um Congresso da Confederação Empresarial de Portugal, no Estoril.

Na sexta-feira, 25, o Parlamento abrirá portas para os trabalhos inaugurais da XIV Legislatura, iniciando funções os deputados eleitos em 6 de Outubro. Muitos deles – todos do PS – suspenderão, imediatamente, o mandato para assumirem, no dia seguinte, funções governativas.

O Parlamento será constituído por 108 deputados do PS, 79 do PSD, 19 do BE, 10 do PCP, quatro do PAN e dois do PEV. Chega, Iniciativa Liberal e Livre elegeram um deputado cada.

Com dn.pt

PUB

PUB

PUB

To Top