PUB

Destaques

Destaques da edição 635 do Jornal A NAÇÃO

Valor quase duplica em três anos
17 milhões de contos em avales do Estado
De 10,6 milhões de contos em 2015, ano do último Orçamento do Estado (OE) do Executivo de José Maria Neves, os avales e as garantias do Estado saltaram para cerca de 17 milhões de contos em 2019. O OE para 2020 estabelece o montante de 11,5 milhões para a rúbrica “avales e garantias”, mas, como vem sendo prática, essa previsão deverá ultrapassar largamente o valor orçamentado. O impacto dessa tendência para o aumento da dívida pública não é nada negligenciável.
 
 
Criminalidade
Praia em estado de choque
A Cidade da Praia volta a viver em clima de insegurança e medo. Em menos de uma semana foram registados dois casos de supostos assassinatos, um dos quais contra o agente da Polícia Nacional (PN), Hamilton Morais. O policial foi morto a tiro, alegadamente, durante uma operação em Tira-Chapéu. Um dos supostos atiradores, conhecido por “Jamaica”, foi detido pela PN, mas libertado horas depois.
 
Encadernador Marcelo Rodrigues salva uma arte em extinção
“Restaurar livros é como salvar vidas” 
Filho de artesão, aos 14 anos aprendeu a arte do pai: resgatar histórias em folhas amareladas e trazer nova vida aos livros velhos, de tanto lidos, desgastados ou maltratados pelo uso e pelo tempo. Marcelo Rodrigues é hoje o único que mantém vivo este trabalho artesanal em São Vicente e dos poucos que restam em Cabo Verde.
 
Santo Antão
Associação Topo de Coroa quer emprego e melhores condições para o Planalto Norte 
Foi criada, no início de Outubro, a Associação Topo de Coroa para atender às preocupações das comunidades do Planalto Norte do Porto Novo, em Santo Antão. A falta de água, desemprego e falta de estrada, são alguns dos desafios da recém-criada associação que exige também melhores condições habitacionais e formação profissional para os jovens. Entretanto, o Governo lançou, em Setembro, o projecto de abastecimento de água a esse planalto, financiado em 60 mil contos e que deve ficar ponto até meados do próximo ano.
 
São Vicente
Sonvela Arte procura sustentabilidade com introdução de pequenos negócios A Fundação Sonvela Arte, em São Vicente, está à procura da sustentabilidade com a introdução de pequenos negócios no bairro da Ilha de Madeira. A informação é avançada por Freddy Gomes, o mentor deste projecto que em 2015 coloriu a fachadas das casas do bairro. Esta ideia envolve a comunidade e, segundo Freddy, pretende conseguir algum lucro para ser injectado nessa mesma comunidade.
 
Regional do Fogo em Futebol
Académica começa defesa do título ante Vulcânico
A Académica do Fogo inicia neste sábado, 2, a defesa do título de Campeão Regional da ilha, com a partida frente ao Vulcânicos, referente à primeira Jornada da Prova. Os “estudantes” chegam ao duelo, embalados pela conquista da Taça Inter-Campeões e a Super-Taça do Fogo, sendo esta última diante do Botafogo.
 
-Encontra, ainda, nesta Edição nº 635 – que já está nas bancas! -, o já habitual Caderno ETC., assim como, as Opiniões de Carlos Carvalho e de Milton Monteiro; a par das Colunas de Filinto Elísio e de Natacha Magalhães.

PUB

PUB

PUB

To Top