PUB

Mundo

UE: Mulheres ganham 16% a menos do que os homens

Um homem pode ganhar até 25% a mais do que uma mulher, ambos desempenhando a mesma função, na Alemanha, Reino Unido, República Tcheca e Estónia.

A nova presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que assume, a1 de Dezembro, deve apresentar medidas para que haja uma transparência salarial vinculativa nos primeiros cem dias de seu mandato.

Recentemente, o Executivo Europeu lembrou que o princípio de igualdade salarial foi inscrito nos Tratados Europeus há 60 anos, “no entanto, mulheres em toda a Europa continuam sem ver essa legislação refletida na realidade de suas vidas cotidianas”.

Segundo a Eurostat, a Agência de Estatísticas da União Europeia, as          mulheres da UE continuam a trabalhar, gratuitamente, durante dois meses em comparação aos seus colegas e os progressos nesse domínio são muito lentos.

Em resumo, apesar da igualdade de género ser um dos valores fundamentais do Bloco, na prática, o reconhecimento dos direitos das mulheres é demorado, longe do ritmo veloz do século XXI.

Na outra ponta, estão os países escandinavos – Suécia, Dinamarca, Finlândia e Noruega – que foram os pioneiros em implementar medidas para coibir a desigualdade salarial entre gêneros.

Em Março passado, o Banco Mundial divulgou um Relatório apontando que os suecos e dinamarqueses são os povos que mais oferecem direitos iguais para homens e mulheres.

A França foi o país europeu que mais avançou na última década ao implementar uma Lei para punir a Violência Doméstica, criar penalidades para o assédio sexual no local do trabalho e introduzir a licença paternidade remunerada – que existe desde os anos 70, na Suécia.

Segunda-feira, 4, foi assinalado o Dia Europeu da Igualdade Salarial.

Com RFI

PUB

PUB

PUB

To Top