PUB

Política

Problemas de acesso ao ensino superior preocupam JPAI

Os problemas, enfrentados pelos jovens no acesso ao Ensino Superior no país, preocupam a JPAI. Esta preocupação foi manifestada pelo seu presidente, Fidel Cardoso de Pina, no âmbito de um encontro com o reitor da Universidade Jean Piaget, Wlodzimierz Szymaniak, para se inteirar dos principais desafios do Ensino Superior em Cabo Verde.

Apesar do ensino superior se ter democratizado muito nos últimos 15 anos, o número de cabo-verdianos com formação superior em Cabo Verde ainda não é suficiente, representando apenas cerca de 8% da população.

Neste sentido a JPAI entende que a situação demográfica actual de Cabo Verde é favorável para uma aposta mais contundente do actual Governo no Ensino Superior e a investigação, com mais bolsas de estudos e apoios socioeducativo.

Entretanto, a seu ver é preciso visão e um conjunto de politicas públicas integradas para juventude para que o nosso mercado possa absorver os jovens quadros cabo-verdianos.

Segundo o líder da juventude tambarina, Fidel Cardoso de Pina, “apesar do crescimento económico acima dos 5% propalado pelo actual governo, é nítido que não se sente o impacto e o reflexo na vida das famílias. As barreiras socioeconómicas continuam a condicionar o acesso dos jovens cabo-verdianos ao ensino superior, colocando em causa os ganhos da democratização do acesso ao ensino superior, principalmente para os jovens mais carenciados do país. Por outro lado, temos de encontrar formas para resolver o problema da desistência de estudantes, durante o ano letivo, por não conseguirem pagar as propinas”.

Para a Juventude do PAICV, o desenvolvimento de Cabo Verde passa impreterivelmente, por um ensino superior de excelência, capaz de munir a juventude cabo-verdiana de ferramentas e conhecimentos essenciais para que possamos formar jovens competitivos para o país e para o mundo.

PUB

PUB

PUB

To Top