PUB

Destaques

Destaques da edição 639 do Jornal A NAÇÃO

Consumo de drogas pesadas
Há agentes “reféns” de traficantes
Há fortes indícios de infiltração do narcotráfico na Polícia Nacional (PN), através de um suposto grupo de agentes que consomem drogas pesadas. Uma alta patente dessa Corporação revela que vários efectivos têm sido encaminhados para tratamento de desintoxicação. Mas não é só na PN que o problema da infiltração se coloca.
 
São Pedro (na Ilha de São Vicente)
Nadar com tartarugas, uma experiência única
A aventura que lhe propomos nesta reportagem é única. “Once in a life time experience”, como dizem os turistas, ou, simplesmente, “uma experiência única na vida”. Na praia de São Pedro, em São Vicente, é possível aventurar-se num mergulho com tartarugas e sentir a serenidade que o fundo do mar transmite. O projecto é de dois jovens pescadores locais e deixa sem palavras quem experimenta.
 
Cadeia de SãoMartinho
Reclusos obrigam agentes prisionais a devolver objectos apreendidos
Dois agentes de Segurança Prisional, na Cadeia de São Martinho (na Cidade da Praia), foram obrigados, esta semana, pelos reclusos, a devolver alguns objectos ilícitos apreendidos durante uma operação de revistas. Numa das celas foram encontrados telemóveis, facas e até estupefacientes.
 
Financiamento da Saúde
Marcos Oliveira: “Beneficários do INPS não podem continuar a contribuir duplamente”
Em artigo de Opinião, Marcos Oliveira lembra que entre o INPS (Instituto Nacional de Previdência Social) e os seus beneficiários existe uma relação contratual que determina  deveres e direitos de cada parte. Em face disso, sustenta que “o beneficiário do INPS não pode continuar a contribuir duplamente para o financiamento da Saúde através, por um lado,  das quotizações e impostos pagos e, por outro lado,  através da compra de serviços ao privado”. Entretanto,  reconhecendo o papel e a importância do Sector da saúde Pública em Cabo Verde, Oliveira propõe “uma nova atitude” e defende: “É tempo de o INPS ‘afrouxar’ um pouco o colete de força que o amarra ao Sistema de Saúde”.
Um artigo oportuno, actual, imperdível e de pertinente leitura.
 
Santa Catarina
Prisão preventiva para suposto homicida de Eveline “Tunuca” Vaz O Tribunal da Comarca de Santa Catarina (no interior de Santiago) decretou, como medida de coacção, a prisão preventiva para Francisco Michel Pereira, suspeito de ter assassinado, à facada, a jovem Eveline “Tunuca” Vaz,  na localidade de Nhagar. Michel vai ficar a aguardar o julgamento na Cadeia Central de São Martinho, na Cidade da Praia.
 
Artesanato
“Neve Insular” resgata produção de algodão em São Vicente
Ofício centenário, a produção do algodão em Cabo Verde desapareceu há muito tempo, juntamente com as práticas de tear e cardar, que fazem parte do processo de preparo desta fibra. Há seis meses, São Vicente ganhou uma nova plantação de algodão, com apenas 800 metros quadrados, mas o suficiente para acordar uma tradição, resgatar técnicas antigas e permitir que jovens tenham um primeiro contacto com uma prática que já se tinha como extinta.
 
Futebol
Rambé renasce das cinzas e lidera melhores marcadores em São Vicente Após dois anos parado, Rambé surge esta Época como a principal figura da equipa da Académica. No Torneio de Abertura leva sete golos em seis jogos, facto que o coloca como o melhor marcador da prova. Pese embora esse sucesso pessoal não se tenha estendido aos “Estudantes” no Torneio de Abertura, este avançado coloca a sua equipa no lote dos favoritos à conquista do Regional  de São Vicente que se inicia na próxima semana.
 
-Esta Edição nº 639 – que já está nas bancas! -, traz, também, o habitual Caderno ETC., assim como, as Opiniões de Marcos Oliveira  e de Milton Monteiro; a par da Coluna de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top