PUB

Cultura

Djam Neguin seleccionado para o programa Procultura da UE com "Mornotomia"

Mornatomia, o próximo trabalho do bailarino e coreógrafo Djam Neguin, foi um dos projectos seleccionados pelo programa Procultura e tem data de estreia prevista para 2020.
O programa Procultura é uma acção financiada pela União Europeia no âmbito do Programa Indicativo Multianual PALOP-TL UE  que vem lançando diversos concursos, como é o caso deste que foi voltado para apoiar a participação de artistas dos PALOP e Timor-Leste em programas de residências artísticas internacionais, na Europa, Brasil ou países vizinhos dos PALOP e Timor Leste, através da atribuição de subsídios de viagem, incentivando a sua circulação
internacional.
Com a atribuição da bolsa, o bailarino partirá para em Janeiro para Portugal, para a cidade de Braga, onde estará durante 3 meses em processo de criação e conclusão do seu trabalho. A instituição acolhedora é a Arte Total, uma estrutura especializada na criação,produção e formação artística contemporânea.
A ideia do espectáculo nasceu antes mesmo da atribuição da bolsa, por volta do mês Setembro, e foi no Brasil, durante uma residência de uma semana com a companhia de dança Balé Baiao, em Itapipoca, uma cidade cearense, que realizou os primeiros
experimentos.
No finais de Novembro, aquando da sua digressão pelo Brasil, o artista teve convite desta companhia de dança para ministrar oficinas no espaço cultural Galpao da Cena, tendo a oportunidade de explorar, juntamente com os Bailarinos
Gerson Moreno (director da companhia Bale Baiao) e Ernany Braga, os primeiros traços daquilo que comporá o trabalho final. Com várias proposições criativas, o coreógrafo caboverdeano desafiou os bailarinos com vários exercícios de composição
e improvisação que serão de certa forma as linhas de inspiração para este solo.
Outro facto interessante é que o trabalho realizado com os dois bailarinos resultará num dueto chamado Mornatomias Brasileiras, que terá a sua primeira exibição já este mês numa programacão cultural em Itapipoca – Mostra Intenções.
Em 2020, é desejo dos artistas apresentar este resultado em Cabo-Verde e ter também o solo Mornatomia apresentado no Brasil.
O espectáculo Mornotomia terá sua estreia em solos portugueses no mês de Marco, e também em Cabo-Verde onde será realizada  uma tournée por várias paragens entre Março-Abril.
Com este espectáculo o artista estará também se apresentando em vários festivais e eventos internacionais no próximo ano.

PUB

PUB

PUB

To Top