PUB

Destaques

Destaques da edição 648 do Jornal A NAÇÃO

Carlos Veiga na reforma
Acumulação de salários volta à ordem do dia
Carlos Veiga passa à reforma e deixa o cargo de embaixador de Cabo Verde em Washington. Esse posto é pretendido por vários “barões” do MpD, num momento em que se preparam mexidas nas missões diplomáticas. Mas resta saber se o antigo líder do MpD, profissional liberal, vai ou não, acumular o subsídio de ex-primeiro-ministro com a pensão de reforma.
 
Mundo Laboral
Sindicalismo está a “descredibilizar-se”
Osvaldo Cruz, sociólogo com estudos na área do Sindicalismo, não tem dúvidas de que a vida sindical em Cabo Verde já viveu “dias melhores”. A crise da UNTC-CS (União Nacional dos Trabalhadores Cabo-Verdianos – Central Sindical), a falta de solidariedade e mobilidade de acção entre os sindicalistas (e entre as duas centrais sindicais: UNTC-CS e CCSL) são alguns dos problemas apontados, que estão a prejudicar a luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores. Quem sai a ganhar com estas fragilidades – diz -, é o patronato e o Governo.
 
Cabo Verde Airlines  
Mexidas na Companhia deixam trabalhadores apreensivos
O islandês Erlendur Svavarsson é o novo presidente-executivo da Cabo Verde Airlines (CVA). Substitui o seu compatriota Jens Bjarnason que esteve no comando da companhia por menos de um ano. Antes disso, a CVA – a sucessora da TACV (Transportes Aéreos de Cabo Verde) – tinha sofrido uma outra importante baixa: a do português Mário Chaves, que preferiu os ares dos Açores, contratado pela SATA (Empresa Aérea da Região Autónoma dos Açores – Portugal).
Para os trabalhadores da CVA, todas essas mudanças são sinal de que as coisas não vão bem.
 
São Vicente
Reclusos fazem necessidades em sacos de plástico e baldes
Os reclusos da Cadeia Central da Ribeirinha, em São Vicente, recorrem a sacos de plástico e baldes para fazerem as suas necessidades fisiológicas, à noite. A revelação foi feita pelo Relatório da visita do Provedor de Justiça, António Espírito Santo Fonseca, àquele estabelecimento prisional. A falta de assistência médica, a sobrelotação e a ausência de um sistema de video-vigilância funcional surgem como agravante das condições dentro da Cadeia.
 
-Encontra nesta Edição nº 649 – que já está nas bancas! -, o tradicional Caderno ETC. – que, neste número, traz um Dossiê sobre o estado do Sindicalismo cabo-verdiano -; a par da Coluna de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top