PUB

Destaques

Destaques da edição 650 do Jornal A NAÇÃO

Cabo Verde Airlines
Ilegalidade na nomeação do novo CEO  e “dúvidas” na venda de acções
O processo de substituição Jens Bjarnason por Erlendur Svavarsson no cargo de presidente-executivo da Cabo Verde Airlines (CVA), não terá respeitado os preceitos do Código das Sociedades Anónimas. A venda de acções aos emigrantes é, também, considerado “duvidosa”, numa altura em que a Companhia tarda em apresentar contas devidamente aprovadas pela Assembleia-Geral.
 
Coronavírus
Ordem dos Médicos defende “quarentena” de passageiros vindos da China 
O bastonário da Ordem dos Médicos defende o “isolamento” dos passageiros vindos da China, como forma de travar a entrada do Coronavírus no País. Danielson Veiga reconhece, contudo, o “bom trabalho” que está a ser feito pelas autoridades nacionais, sob orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde), mas mostra-se mais a favor da “quarentena obrigatória”, em vez da “domiciliária e voluntária”, que está a ser praticada em Cabo Verde.
 
Autárquicas em São Vicente
Alcides Graça sai de palco, Monteiro e Augusto na expectativa 
A disputa para as eleições autárquicas em São Vicente continua em aberto, mas já se sabe que o presidente da Comissão Política do PAICV na ilha, até aqui candidato óbvio à Câmara Municipal, afinal, não entra na corrida. Alcides Graça confirmou a sua retirada da disputa, deixando, por enquanto, o caminho aberto para um eventual duelo entre Augusto Neves (MpD) e António Monteiro (UCID).
 
Sindicatos filiados na UNTC-CS
Joaquina Almeida não cede: Nem Conselho Nacional nem Congresso
O clima no seio da UNTC-CS (União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical) continua tenso. A reunião do Secretariado Nacional, realizada em São Vicente, na semana passada, trouxe mais “achas para a fogueira”. Membros desse órgão “excluídos” do encontro dizem-se “revoltados” com Joaquina Almeida, a presidente da UNTC-CS. Tanto o Conselho Nacional como o Congresso continuam sem datas de serem convocados.
 
Utentes questionam
Centro de Saúde da Achadinha (na Praia) vira Museu do Carnaval
A cedência, ainda que provisória, de parte das instalações do Centro de Saúde de Achadinha (na Praia) ao grupo carnavalesco Vindos d’África, por o edifício apresentar problemas de construção, não acolhe a concordância de certos sectores da população que, actaulmente, tem que procurar, na Fazenda e no Platô, os serviços antes prestados no referido Centro.
 
“Tubarões Azuis”
Nelito Antunes reclama salários em atraso
Nelito Antunes, antigo adjunto dos Tubarões Azuis, reclama da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) o pagamento de dívidas referentes a salários de 2017. O presidente Mário Semedo admite que a dívida prende-se com a falta de documentos comprovativos na contabilidade.
 
Jéssica Lopes
“Ser Rainha de Bateria do ‘Samba Tropical’ é um sonho que se realiza”
Aos seis anos, Jéssica Lopes já tinha samba no pé.  Estreou-se no grupo Brincalhões e, desde então, passou por renomadas agremiações, como o Cruzeiros do Norte, Vindos do Oriente e a Escola de Samba Tropical. No Carnaval de 2019, a jovem de 32 anos marcou presença no Cruzeiros do Norte e no Samba Tropical, como passista. Em 2018, foi Rainha de Bateria do Grupo Vindos do Oriente.
 
-Encontra, também, nesta Edição nº 650 – que já está nas bancas! -, o tradicional Caderno ETC.; a par das Opiniões de José Manuel Sanches e de Arsénio Fermino de Pina; e da Coluna de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top