PUB

Sociedade

São Nicolau: Praia Branca sem água e luz há mais de 48 horas devido aos ventos fortes

A localidade de Praia Branca, no Tarrafal de São Nicolau, está sem água e luz há mais de 48 horas devido às fortes rajadas de vento que se faz sentir naquela zona desde sábado.

Segundo uma fonte do A NAÇÃO, após uma tempestade com ventos acima dos 80 km/h, sentida no sábado,29, de manhã, 8 postes de transmissão de energia foram ao chão e a localidade ficou sem energia eléctrica desde então.

Consequentemente, a bomba que serve para retirar a água do furo, para abastecer a zona, não pode ser acionada e toda a comunidade está sem água, sequer para beber.

Conforme a nossa fonte, a situação é grave, pois não há água para dar ao gado e para regar as hortas,  que estão todas secas, pois a última rega foi na quinta feira passada.

Embora a zona noroeste de São Nicolau costume ser ventosa, desta vez apanhou a população de surpresa.
As zonas de Barril e Grade foram as mais atingidas, e em apenas 2 horas todo o estrago foi feito com ventos ciclónicos, que ali ultrapassavam os 100 km/h.

Devido ao mau tempo, no sábado,29, não houve navegação possível para o Ferry, devido à falta de segurança.

Entretanto, a previsão do tempo dava conta que a partir das 13h desse sábado,29, o vento cairia, dando condições para a navegação. “De facto isso ocorreu e o vento praticamente caiu consideravelmente, às 15h, deixando o mar liso”, avança essa fonte. Mas ainda assim, não houve barco, de São Nicolau previsto para a Boa Vista.

Por causa disso, sabe o A NAÇÃO, muitas pessoas entre emigrantes e turistas que vieram para o Carnaval, e já haviam perdido o voo devido à bruma seca, e contavam com essa viagem, a fim de apanharem o voo de regresso para a Europa, ficaram empatados em São Nicolau, obrigando os passageiros a ficarem até terça- feira,3. Ou seja mais 3 dias.

Entretanto A NAÇÃO sabe que existe um gerador da Câmara Municipal na localidade,  que serve Praia Branca, mas até agora não foi accionado.

Os postes de electricidade estão a ser remendados pelos técnicos da Electra, porque não existem postes sobressalentes para substituir.

PUB

PUB

PUB

To Top