PUB

Covid-19

COVID-19: Centros de Saúde da Praia somente para problemas de saúde “urgentes”

Numa conversa com o A NAÇÃO, Odair Carvalho que coordena todos os Centros de Saúde da Praia garantiu que neste período da epidemia COVID-19, os mesmos estão disponíveis e a funcionarem “normalmente”, seguindo todas as instruções do Plano de Contingência COVID-19. Desde evitar aglomeração de pessoas até à limpeza constante dos locais de risco.

No entanto, este que é também director do Centro de Saúde da Fazenda, no PMI, apela aos utentes que procurem estes postos somente no caso de urgência ou problemas de saúde “recente e intoleráveis”.

“Reforçando o apelo de que as pessoas devem permanecer em casa e se alguém tem, por exemplo, uma mancha na pele, na cabeça, ou dores de coluna que não esteja a incomodar no momento, devem permanecer em casa, evitando juntarem-se as outras pessoas que têm dores de cabeça intoleráveis no momento, acidentes ou qualquer outros problemas de saúde urgentes”, diz este profissional de Saúde.

Neste sentido, este responsável diz que as consultas “não urgentes” estão sendo reprogramados e que, neste momento, o centro tem cancelado as consultas de nutrição e dermatologia no centro da Fazenda.

Já o atendimento aos adultos no mesmo centro passará a ser no período da tarde, das 13 às 18 horas, tendo em conta a sua estrutura. “Os doentes crónicos serão acompanhados de igual forma, neste período, e terão disponíveis dois médicos e dois enfermeiros”, diz.

Entre as precauções, Odair Carvalho garante que os Centros de Saúde têm estado a “fazer a sua parte” cumprindo com o protocolo de limpar e desinfetar os locais de risco, pelo menos de hora em hora, evitar a aglomeração social e manter a distância social, entre os utentes.

Enquanto profissional de Saúde, o mesmo diz que “agora mais do que nunca”, as pessoas devem seguir as orientações das autoridades sanitárias, praticar os hábitos de higiene, evitar aglomeração de pessoas e, sobretudo, ficar em casa o máximo que puderem relembrando que “esta luta é de todos e para todos”.

Centro de Achada Santo António passará a atender pessoas com sintomas virais

No caso das pessoas com os sintomas de COVID-19, Odair Carvalho diz que estas não devem se dirigir aos Centros de Saúde, nem hospitais, mas sim contactar a linha verde (8001112) e seguir as instruções dos profissionais.

“Ainda não recebemos nenhum caso mas é sempre bom reforçar. Em princípio, a partir da próxima semana teremos a funcionar no Centro de Saúde de Achada Santo António uma tenda já fixada, para atendimento a pessoas com sintomas virais das 8 às 15 horas”, revela Odair Carvalho acrescentando que o acompanhamento será feito por dois técnicos de saúde, um médico e um enfermeiro.

#juntosnaprevenção

#ficaemcasa

PUB

PUB

PUB

To Top