PUB

Cultura

Novo álbum de Ary Morais disponível nas plataformas digitais

O novo álbum do artista cabo-verdiano Ary Morais, intitulado “Norcabo”, acaba de ser disponibilizado nas plataformas digitais.

“Norcabo” foi gravado entre dezembro 2019 e fevereiro 2020 nas cidades de Drammen e Oslo e teve sua produção conduzida por Peter Michaelsen no Norsk Lydstudio (Drammen) e Jock Loveband em Urban Studio (Oslo).

A mixagem foi feita por Dag Henning Kalvøy e a masterização ficou a cargo do renomado produtor noruegues Henning Bortne no Oslo Mastering. Este projeto conta com o apoio cultural do Conselho de Artes da Noruega “Kulturrådet”.

Segundo o artista, “Norcabo” significa Nor “Noruega” e Cabo “Cabo Verde” e foi criado com a intenção de apresentar uma mistura bem sucedida de ritmos cabo-verdianos influenciados pela música folclórica norueguesa.

Composto de oito faixas todas da autoria de Ary Morais, “Norcabo” mostra que a nova formação, composta por Ary Morais (vocal), Torbjørn Sandvik (guitarra), Dag Henning Kalvøy (baixo), Ketil Kielland Lund (acordeon, piano) e Kenneth Ekornes (bateria), está pronta para voos mais altos.

Ary Morais canta normalmente em crioulo mas escreveu a música “Bedre Liv”, em noruegêes e português onde usou a sua própria realocação e vida na Noruega na música. Também há um dueto com Monica Ifejilika, do Grupo Queendom, numa música cantada em crioulo e inglês.

Durante a gravação, também convidou a violinista Lise Sørensen Voldsdal para algumas músicas para criar um álbum de “alta qualidade artística”.

Este álbum, o quarto de Ary Morais, convida-nos, a uma viagem pelos mais conhecidos estilos musicais cabo-verdianos como a morna, coladeira, funaná, mas também pelos ritmos caribenhos com influência da música folclórica e jazz norueguesa.

O lançamento estava previsto iniciar numa digressão pela Noruega a partir de 4 de abril, mais foi cancelado momentaneamente devido ao coronavírus.

Confira o álbum aqui: https://open.spotify.com/album/16Jl6LsFJRxKIPXcp5LAxo?

PUB

PUB

PUB

To Top