PUB

Covid-19

Covid-19: projecto de três milhões de escudos para emergências e segurança alimentar nas ilhas do Norte

A Associação Amigos da Natureza, sediada em São Vicente, lançou, ontem, o projecto “Aliança para o Direito Humano à Alimentação Adequada e Iniciativas de Empoderamento de Jovens e Mulheres”, dirigido à organizações da sociedade civil das ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau.

O projecto, em parceria com o Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI) e financiado pela União Europeia, tem como objectivo desenvolver acções nas comunidades rurais e “mais frágeis”, mas também mais expostas aos contágios, nesta época de pandemia.

Numa primeira fase, as associações deverão receber apoio financeiro mediante apresentação de projectos, para actuar na fase de emergência e posterior reconstrução das suas comunidades. Serão selecionadas entre 10 a 15 propostas e o financiamento ronda os 150 a 350 mil escudos.

“Nesta primeira fase, relacionada com o estado de emergência, o presente plano pretende promover respostas rápidas à ameaça da pandemia e às consequências socioeconómicas derivadas das medidas de contingência”, explicou a associação.

Trata-se de uma estratégia de “reacção e mitigação” das consequências originadas pela pandemia e será implementada entre Abril e Dezembro de 2020.

Na fase pós-crise, o plano pretende apoiar iniciativas úteis para atenuar as consequências da pandemia e permitir uma “rápida reconstrução” das dinâmicas económicas locais, favorecendo as capacidades produtivas e o emprego através da criação de novos serviços.

A Associação dos Amigos da Natureza está a planear ainda uma campanha mediática de sensibilização a favor do consumo de produtos locais para a resiliência e reconstrução das economias locais.

A comissão organizadora vai garantir assessoria a todas as propostas aprovadas, através de reuniões à distância, revisão de documentos e outros mecanismos que viabilizem a troca de experiência e conhecimento, sem ferir os protocolos de isolamento social.

PUB

PUB

PUB

To Top