PUB

Sem categoria

Município de Tarrafal de Santiago completou 103 anos

O concelho de Tarrafal, na ilha de Santiago, comemora hoje os 103 anos da sua criação, datada de 25 de Abril de 1917, altura que que se desintegrou do município vizinho, Santa Catarina.

Segundo o historiador tarrafalense, José Soares, Tarrafal é hoje um município com uma taxa de alfabetização que ultrapassa os 80%.

A nível do turismo, o concelho se distingue pelos seus vários atractivos paisagísticos e culturais, mas também por marcos do colonialismo e da história do campo de concentração ali instalado, em 1936.

“Tarrafal é uma musa inspiradora. Desde sempre que o contraste entre o castanho e o verde, o mar azul, os peixes com cores de arco iris, as belas praias de areia branca e preta e os coqueiros à beira-mar têm servido de fonte de inspiração aos músicos de talento, que através das suas composições e vozes recriam as vivências das gentes do concelho”, recorda José Soares.

Prova disto, diz, é a existência de um leque vasto de artistas que se iniciaram em Tarrafal e o surgimento de vários artistas do município na cena musical nacional e internacional.

Para este historiador, o município tem, entretanto, muitos desafios pela frente, entre eles a “congregação, o aproveitamento e a valorização, cada vez mais, dos Jovens e dos quadros tarrafalenses, no país e na diáspora”.

“O reforço da criação de condições para desenvolvimento económico e social, integrado e sustentável e o reforço da promoção nacional e internacional da imagem de Tarrafal, enquanto alternativa e aestino e com serviços de qualidade e excelência, são alguns dos desafios, que todos os tarrafalenses e amigos do Tarrafal, temos o dever cívico de acelerar na materialização”, conclui.

O Concelho do Tarrafal, com uma superfície de 112,4 km2, fica situado no extremo norte da ilha de Santiago. A sudeste e sudoeste confronta-se com os concelhos de São Miguel e de Santa Catarina.

A nível populacional, o censo de 2010 dá conta cerca de 18.565 habitantes, representando 3,8% da população cabo-verdiana.

PUB

PUB

PUB

To Top