PUB

Covid-19

COVID-19/São Vicente: Familiares da paciente que testou positivo “criaram anticorpos mas não desenvolveram a doença” – DNS

O director Nacional da Saúde, Artur Correia, disse, no sábado (25), que o vírus da COVID-19 circulou entre os familiares da paciente que testou positivo em São Vicente. Entretanto estes criaram apenas anticorpos e não desenvolveram a doença.

Artur Correia falava na conferência de imprensa diária sobre a evolução da COVID-19 no País. Segundo este responsável, os testes de anticorpos mostraram que os familiares da paciente chinesa em São Vicente estiveram em contacto com o vírus, “mas nenhum deles desenvolveu a doença”.

Artur Correia revelou ainda que os testes que foram feitos aos contactos directos foram negativos, o que leva a crer que a circulação do vírus esteve confinada à família.

“É uma hipótese grande de ser a verdade. Testes de anticorpos específicos do vírus da COVID-19 feitos nos familiares da paciente de São Vicente deram positivo. É um exame que se faz para saber se a pessoa teve contacto com o vírus”, explicou em declarações reproduzidas pela Inforpress.

A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria Lima, explicou que quando a pessoa já tem anticorpos quer dizer que já não tem o vírus. Segundo esta fonte, o teste de anticorpos mostra que a pessoa esteve em contacto com o vírus, mas conseguiu ultrapassar a situação, criando anticorpos e ficou sem o vírus.

“O teste de PCR para detectar o vírus não conseguiu detectar o vírus nos familiares, porque já o teriam eliminado nessa altura. Então fez-se o teste de detecção de anticorpos e já tinham anticorpos. Isso dá-nos uma certa segurança para afirmar que houve vírus” acrescentou Maria da Luz Lima.

Cabo Verde tem 90 pessoas infectadas com o novo coronavírus, sendo 53 na ilha da Boa Vista, 33 no concelho da Praia, 2 no concelho do Tarrafal, 1 em São Domingos) e 1 em São Vicente.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, 298 pessoas estão em quarentena obrigatória a nível nacional, sendo 291 na Praia relacionados com os casos em investigação e com as amostras que estão por analisar.

As autoridades Saúde informaram ainda que 206 amostras estão em curso, sendo 141 da Boa Vista e 65 na Praia.

PUB

PUB

PUB

To Top