PUB

Sem categoria

“CV Handling viola direitos dos trabalhadores, retirando-lhes subsídio de refeições” – UNTC-CS

A União Sindical dos Trabalhadores de Cabo Verde denuncia uma situação que considera ser de violação dos direitos e práticas abusivas no contexto laboral, perpetrada na empresa pública CV Handling.

Joaquina Almeida, secretária-geral da UNTC-CS, diz que a CV Handling chegou a evocar o layoff para parar os seus trabalhadores, mesmo com a prática desautorizada pelo Governo.

“O Vice-primeiro Ministro pronunciou publicamente que as empresas públicas estão, por enquanto, proibidas de evocar o layoff, assim como encorajou os administradores, directores e chefias de empresas públicas a reduzir salários ou a renunciar subsídios”, explicou Joaquina Almeida.

Mesmo assim, diz a UNTC-CS, contrariamente às orientações do Governo, o presidente da CV Handling, “unilateralmente, viola os direitos dos trabalhadores”, retirando-lhes o subsídio de refeição.

A UNTC-CS exige assim a reposição do referido subsídio, nomeadamente para os trabalhadores que não estão a laborar em regime de teletrabalho.

“De forma abusiva, apresenta aos trabalhadores um acordo subtraindo-lhes quase 30% dos seus salários. Os trabalhadores reagiram e recusaram a proposta”, explica Joaquina Almeida, que considera abusivas e arbitrárias tais deliberações, em tempos de pandemia.

Joaquina Almeida deixa ainda uma mensagem de serenidade e respeito às recomendações das autoridades de saúde, de forma a ultrapassar a pandeia, o quanto antes.

 

PUB

PUB

PUB

To Top