PUB

Covid-19

Santa Catarina: Residência estudantil da Escola Técnica acolhe doentes com Covid-19 oriundos de Santa Cruz

A residência estudantil da Escola Técnica Grão Duque Henri, na cidade da Assomada, no concelho de Santa Catarina, está a servir para acolher os doentes infectados com Covid-19, oriundos do município de Santa Cruz.

No total são 48 indivíduos assintomáticos infectados com o novo coronavírus que estão em isolamento naquele espaço.

A escolha de Santa Catarina para receber os infectados com Covid -19 dos outros concelhos da região norte de Santiago, nomeadamente Santa Cruz que tem sido um foco dessa pandemia, não agradou a muitos munícipes que manifestaram o seu desagrado nas redes sociais.

Alguns pais mostram-se preocupados pelo facto de ter sido a residência estudantil o local escolhido, dado que alguns alunos ainda têm provas de recurso para realizar.

Pois, quando chegar a data das provas, vão ter que se dirigir para as salas de aulas, sabendo que na residencial ao lado estarão assintomáticos isolados.

Autoridade tranquiliza

O director da Região Sanitária de Santiago Norte (RSSN), João Batista Semedo, justifica a escolha de Santa Catarina com a necessidade de optimizar os recursos.

“Quando centralizamos conseguimos ganhar escala em termos de capacidade de resposta. O que não acontece se ficarmos dispersos em cada um dos seis municípios da região. Então os pacientes a nível da região Santiago Norte que foram diagnosticados com sintomas leves ou assintomáticos serão encaminhados para os espaços identificados em Assomada onde serão acompanhados por uma equipa preparada para dar resposta a essa problemática”, sublinha.

João Batista assegura que os doentes em isolamento estão em segurança.

“Temos uma equipa a trabalhar para eles, nomeadamente médicos, enfermeiros, pessoal de limpeza”.

Quanto ao processo de transferência dos doentes de Santa Cruz para Santa Catarina, o diretor da região sanitária garante que tudo decorreu dentro da normalidade.

Os responsáveis da Região Sanitária Santiago Norte já identificaram outros espaços em Santa Catarina para isolamento caso o número de infactados não pare de aumentar.

O concelho de Santa Catarina conta com apenas um caso de infectado originário do concelho.

Trata-se de uma criança de 10 anos. Os restantes são pessoas cujas análises deram positivas, oriundas de Santa Cruz.

PUB

PUB

PUB

To Top