PUB

Sem categoria

Governo reforça estratégia de fazer de Cabo Verde uma plataforma especializada na organização de eventos desportivos

O Governo quer continuar com a estratégia de fazer de Cabo Verde uma plataforma especializada na organização de eventos desportivos. Esta afirmação foi feita pelo ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, na segunda-feira (15), durante a cerimónia de empossamento dos Membros do Conselho Directivo do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ).

Para o Governante, neste momento o país está a viver de incertezas, tendo em conta a pandemia da COVID-19, mas depois deste período, o Governo vai continuar com esta estratégia com “determinação”.

“Cabo Verde é um país com projecção internacional por causa do desporto. Queremos que o desporto no nosso país sirva de factor diferenciador do turismo, um factor de inclusão social e de desenvolvimento do país. Queremos que Cabo Verde tenha uma juventude cosmopolita formada e com capacidade de competir com qualquer jovem do mundo,” afirmou.

No tocante aos membros do Conselho Directivo do IDJ, ora empossados, o governante mostrou sentimento de muita confiança, pois, para além, de serem ousados, segundo o mesmo, são pessoas que conhecem muito bem os sectores, avançando que o Instituto tem de fazer coisas diferentes, que impulsione o crescimento do país.

Nesta perspectiva, Fernando Elísio Freire afiançou que o IDJ vai continuar com as reformas legais e institucionais, com novos mecanismos de funcionamento, impulsionando a generalização da prática do desporto e associativismo juvenil, sendo uma organização que acompanha aquilo que são políticas públicas para os jovens e seus efeitos, ou seja, promover um desporto para todos com infra-estruturas aos serviços das comunidades desportivas.

O Ministro assevera, igualmente, que a criação deste Instiuto implica mais recursos financeiros, sobretudo, mais capacidade de organização, prosseguindo que é possível criar uma capacidade nacional a nível do desporto e desenvolver todos os programas que estamos a ter, tanto na Juventude, como no Desporto, nomeadamente o Programa Nacional de Atividade Física, Centro de Alto Rendimento Desportivo, Gestão do Estádio Nacional e Organização Nacional Antidopagem que permitirá o Governo dar um salto decisivo, criando uma cultura institucional, a nível do IDJ com um seguimento adequado das políticas da Juventude.

Sobre a introdução do Desporto e Juventude na mesma instituição, Freire explica que é fazer uma ligação entre uma vida saudável e uma juventude formada, cosmopolita, mas que pratica desporto e que esteja bem formada, com capital social e com raízes em Cabo Verde.

“Isto é um casamento perfeito entre o desporto e aquilo que são valores dos jovens porque nós queremos um desporto e uma Juventude de valores. Como sabem, o desporto promove trabalho de equipa, honestidade, cumprimentos de regras, muito trabalho e reconhecimento de mérito. Se tivermos um jovem com estas caraterísticas será um excelente cidadão e profissional, independentemente, da área que escolher com um futuro garantido”, concluiu.

PUB

PUB

PUB

To Top