PUB

Destaques

Destaques da edição 668 do Jornal A NAÇÃO

“Testa de ferro” de Nicolás Maduro
Tribunal pode rejeitar extradição
A pretensão de extraditar Alex Saab Morán poderá sair gorada, caso ficar comprovado que há motivações políticas nesse processo. A Constituição da República é clara. Esse cidadão sul-americano, tido como testa de ferro do presidente Nicolás Maduro, da Venezuela, foi detido na semana passada, na ilha do Sal, com base num mandado de captura internacional emitido pelos Estados Unidos da América (EUA). Cabo Verde vê-se assim no meio de várias pressões internacionais.

 

Azágua
Camponeses preparam sementeira confiantes nos sinais de chuva
Os camponeses no interior de Santiago, que praticam agricultura de sequeiro, já estão a preparar o campo para as sementeiras. Acreditam que, pelos sinais do tempo, este ano, a chuva chegará mais cedo e em abundância. A grande inquietação é a falta de sementes e da mão-de-obra, bem como o aparecimento de eventuais pragas.

 

 Autárquicas 2020
PAICV não se entende em São Domingos
O processo de escolha do candidato do PAICV para encabeçar a lista, em São Domingos, para as próximas eleições autárquicas está envolto em polémica. A Comissão Política Regional de Santiago Sul (CPRSS) escolheu Isaías Varela, contrapondo a vontade do Conselho do Sector, que defende a indicação do seu primeiro secretário, José Carlos Moniz, como candidato do partido para São Domingos.

 

Candidatos do MpD
Sondagens tramam Manuel de Pina e José Pedro Soares
Manuel de Pina e José Pedro Soares não obtiveram os “mínimos olímpicos” para se manterem como cabeças de lista do MpD nas Câmaras de Ribeira Grande e do Tarrafal de Santiago, respectivamente, nas próximas eleições autárquicas. O edil da Ribeira Brava, Pedro Morais, que queria concorrer com a chancela ventoinha, também teve nota negativa nas sondagens. Na Boa Vista vislumbra-se uma candidatura independente, próxima do MpD, como aconteceu em 2016.

 

Turismo
Operadores desconhecem requisitos da retoma de voos
A menos de duas semanas da abertura turística e das fronteiras internacionais, apontadas pelo Governo para 1 de Julho, os operadores desconhecem ainda os pormenores dos procedimentos e requisitos para a entrada de estrangeiros em Cabo Verde. Entretanto, Ulisses Correia e Silva garantiu que estão excluídos testes rápidos e quarentena obrigatória. Ou seja, na prática, os turistas poderão entrar livremente no país.

 

São Vicente
Covid-19 acelera criação da Associação dos Promotores de Eventos
A pandemia da covid-19 acelerou o processo de criação da Associação dos Promotores de Eventos de Cabo Verde (APECV). A constatação é de Josina Freitas, Aderson Soares e Gugas Veiga, que actuam no sector. Todos acreditam em dias melhores para o sector com a criação da APECV, apesar da retoma da normalidade ainda estar longe de vir a acontecer.

 

Sem festivais
Câmaras desviam receitas para socorrer famílias
A não realização este ano dos tradicionais festivais de verão, a par das dificuldades na cobrança do Imposto Único sobre o Património (IUP) e da taxa de lixo, entre outros motivos, levam as câmaras municipais a perdas de até 200 mil contos das receitas previstas. Perante isso, as edilidades rectificam orçamentos, ajustando verbas que se destinavam a festivais para apoiar famílias e o sector da protecção civil.

 

Alto da Glória
A mesma bandeira branca que pede paz declara guerra
O surgimento de bairros espontâneos na Cidade da Praia é recorrente e tem dado provas dos seus efeitos nefastos a longo prazo. Alto da Glória ganha contornos particulares: pela dimensão, pelo momento em que se despoleta e pelo braço de ferro que se inicia entre a Câmara Municipal e os moradores. Óscar Santos avisa que não vai ficar indiferente à violação da lei.

 

-Encontra, também, nesta Edição nº 668 – que já está disponível em PDF! -, o tradicional Caderno ETC.; assim como, as Opiniões de Ângela Coutinho, Arsénio Fermino de Pina, João Gertrudes e Lucas Monteiro; a par das Colunas de Alex Semedo, Filinto Elísio e de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top