PUB

Covid-19

PNUD apresenta hoje projecto Covid-19 para apoiar municípios afectados

O PNUD, em parceria com o Governo de Cabo Verde, apresenta esta tarde, na Cidade da Praia, o projecto Covid-19, cuja proposta foi apresentada no contexto da pandemia e tem como objectivo apoiar o Governo com medidas de emergência para fazer face à crise provocada pela pandemia do covid-19.

A ação já arrecadou um fundo total de financiamento de 789.060 mil dólares, dos quais 200.000 vão ajudar os municípios a responder de forma rápida às necessidades das populações mais vulneráveis que têm sofrido, principalmente, com a falta de rendimentos.

Em nota enviada à imprensa, o PNUD Cabo Verde realça que os protocolos do projeto já foram assinados entre a organização e as câmaras municipais e que os fundos já foram transferidos para que os municípios possam implementar de imediato as medidas definidas.

“Foram selecionados um total de cinco municípios, sendo três da ilha de Santiago (São Salvador de Mundo, São Lourenço dos órgãos, Ribeira Grande de Santiago), um de São Nicolau (Tarrafal) e o município do Maio que já receberam 40 mil dólares para reduzir o impacto económico da covid-19 na vida das pessoas mais desprotegidas e na população desempregada a nível municipal”, reforça.

Entre os projetos apresentados constam ações de reabilitação dos mercados locais para facilitar o fluxo de bens e serviços e proporcionar melhores condições de saneamento para os comerciantes e os clientes/consumidores.

O projecto integra igualmente a reabilitação e manutenção de caminhos vicinais, estradas, calcetamento de ruas e apoio à peixeiras, com o intuito de contribuir para a mitigação ambiental e ajudar os municípios na recolha de resíduos sólidos e abastecimento de água potável.

Estas ações, segundo a mesma fonte, vão beneficiar 1.571 agregados familiares, entre os quais 785 chefiados por mulheres e 786 chefiados pelos homens.

O PNUD prevê ainda a criação de 339 empregos diretos, facilitação do acesso à rede pública de água a 120 famílias, aumento do rendimento de 30 mulheres chefes de famílias e instalação do sistema de rega gota-a-gota a 21 agricultores.

A apresentação do projeto contará com a presença do chefe do Escritório Comum do PNUD, UNICEF e UNFPA, Opia Kumah, do Diretor Nacional do Planeamento, Gilson Pina e do presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, Manuel de Pina.

PUB

PUB

PUB

To Top