PUB

Destaques

Destaques da edição 676 do Jornal A NAÇÃO

Avales e mais avales à TACV/CVA
IIB bóia de salvação do Governo
O Internacional Investment Bank (IIB) está a tornar-se numa espécie de “caixa dois” do Governo em matéria de absorção de avales para financiar grandes empresas. A TACV/Cabo Verde Airlines (CVA) e a CV Interilhas já beneficiaram de financiamentos junto desse banco. Este relacionamento com um banco cujos donos estão baseados em países de jurisdição offshore suscita algumas dúvidas em termos de transparência financeira.

 

Autárquicas 2020
Ulisses “em modo” campanha
Com as eleições autárquicas marcadas para 25 de Outubro, restam ao primeiro-ministro 12 dias para prosseguir a sua agenda em ritmo acelerado de inaugurações e lançamento de primeiras pedras. O que no passado era criticado por Ulisses Correia e Silva na linha do “somos diferentes, fazemos diferentes”, surge estes dias como “coisa” do passado.

 

Autárquicas 2020
Apelo à pedagogia de uns esbarra na contundência de outros
Definido o calendário das eleições autárquicas de 2020, marcadas para 25 de Outubro, os candidatos fazem-se à estrada para uma disputa que se prevê porfiada em São Vicente, com quatro concorrentes, e em São Filipe, onde o PAICV tenta recuperar o governo municipal. Em outros concelhos, como Brava, São Domingos, Ribeira Grande de Santiago, Tarrafal de Santiago, o MpD depara-se com situações difíceis para manter as respectivas câmaras municipais.

 

Cultura
Com arte e moda santantonenses conquistam fama internacional
Saíram do país à procura de melhores condições de vida. Hoje, Zuleica Neves, Alzerina Gomes e Eduardo Bentub são alguns dos filhos de Santo Antão que fazem sucesso pelo mundo, levando a moda e a arte com assinatura cabo-verdiana além-fronteiras.

 

Sororidade
União das mulheres para romper com educação machista
O conceito ‘sororidade’ ganha espaço nas sociedades e tem sido alvo de estudos e debates. Definida como a “união entre as mulheres”, onde uma “eleva” a outra, sororidade pretende “romper” com o sistema patriarcal e promover a equidade de géneros.

 

Santa Catarina de Santiago
Empresários queixam-se de trabalhar para pagar impostos
Empresários de diversos ramos de actividades em Santa Catarina dizem-se prejudicados pelos efeitos da pandemia da Covid-19 e da ausência dos emigrantes na economia do concelho. Para além de passarem dois meses encerrados, sem vender nada, este ano, não podem contar com os emigrantes que são os potenciais clientes entre Julho e Setembro considerada época alta.

 

Jovens querem colocar agricultura novamente na base da economia nacional com mercado funcional em todas as ilhas
A Ifome Delivery, empresa cabo-verdiana do ramo alimentar, está a preparar uma nova plataforma de vendas dedicada à agricultura. A ideia é abranger pequenos produtores, potencializá-los e estabelecer um preço único no mercado durante todo o ano para redinamizar o sector agrícola cabo-verdiano. Estão previstos investimentos de cerca de 20 milhões de euros.

 

 Esta Edição nº 675 – que já está disponível em PDF! -, traz, ainda, o tradicional Caderno ETC., a par da Opinião de Alexandre Gomes, João Manuel Moreno e Neidy Rodrigues, assim como, as Colunas de Alex Semedo, Filinto Elísio e de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top