PUB

Desporto

São Vicente: ProativoSport realiza actividades recreativas para crianças no Lazareto

Há já duas semanas que quatro jovens licenciados em Educação Física tem promovido uma série de actividades recreativas, destinada a cerca de 30 crianças, dos cinco aos 14 anos, no parque do Lazareto. Diariamente as actividades começam às 16 horas e prolongam-se até às 18.

A iniciativa enquadra-se no projecto ProativoSport, desenvolvido por Marco Roque, em parceria com os colegas Jacenir Cruz, Jéssica Lopes e Dibanda. Além da recreação, ela actua nas áreas desportivas e fitness.

“Proativo Sport foi uma ideia que tive durante a quarentena, altura em que os ginásio estavam fechados por causa da covid-19. Quisemos fazer alguma actividade. Começamos pela parte de fitness. que consistiu em levar os treinos aos domicílios das pessoas, com planos personalizados. Depois veio a ideia de desporto também, mas isso ainda não é possível porque as actividades das federações encontram-se suspensas”, diz Marco Roque.

A vertente recreativa teve como base algumas caminhadas e acampamentos ao ar livre, em lugares exóticos da ilha de São Vicente.

A recreação no parque do Lazareto para criança surgiu como complemento das aulas na televisão. “Vimos que a maioria das crianças estava a ter aulas online e na televisão. Como a educação física é aquela que fica mais difícil de ser feita em casa, tivemos a ideia de fazê-la num lugar bem aberto, onde respeitaríamos todas as regras impostas devido a covid-19”, explica Roque.

Tendo o parque do Lazareto, um espaço extenso e aberto, o principal objectivo da ProativoSport prende-se com o benefício físico paras crianças, após um longo período parados. A vertente psicológica é também muito importante neste contexto, quando se sabe o peso que o confinamento tem nas pessoas, em particular nas crianças.

As actividades recreativas no Lazareto iniciaram-se há duas semanas e prolongam-se até o final das férias de verão, pese embora haver propostas de pais para que sejam realizadas após o início das aulas, mas em horários diferentes.

PUB

PUB

PUB

To Top