PUB

Cultura

“Abrasu Musikal” já ajudou mais de 100 músicos

O projeto “Abrasu Musikal” já ajudou, até agora, mais de 100 músicos.

A iniciativa tem o intuito de diminuir o impacto das dificuldades causadas pela pandemia na vida dos músicoscabo-verdianos.

 “Abrasu Musikal” é uma iniciativa de um grupo de músicos e cantores cabo-verdianos que gravaram o single “No junta mon” para angariar fundos e ajudar os músicos em Cabo Verde cujos rendimentos foram interrompidos pela Covid-19.

“Temos obtido fundo através de muitos amigos nos Estados Unidos da América. Há um grupo de músicos que está no terreno empenhado a fazer o trabalho. Estamos a pensar em lançar a segunda música e temos outros planos para dar força ao projecto”, avança o músico e mentor do “Abrasu Musikal”, avançou Zé Rui de Pina, à RCV.

Além do dinheiro arrecadado com a música, o projecto vem produzindo camisolas que são vendidas por 1000$00.

“Temos um orçamento que damos a cada artista. Somos muito unidos e os artistas estão a ser solidários, sempre tem alguém que liga e diz ‘Zé Rui verifica fulano de tal’ e assim conseguimos abarcar mais músicos. O projecto é de todos os artistas, todos os que tiverem ideias podem sugerir. Em qualquer ilha podem vender camisolas e os fundos são revertidos para ajudá-los”, explica Zé Rui.

Recorde-se que a classe artística, especialmente músicos e cantaros, foi muito afetada, senão a mais afectada. Foram os primeiros a fechar portas e são os últimos a voltar aos palcos, pois os concertos como os conheciamos até agora ainda estão proibidos em Cabo Verde.

A classe tem se manifestado contra a falta de apoio e medidas do Governo, e viu inclusive o orçamento da Cultura ser ainda mais reduzido devido à Covid. O MCIC suspendeu ainda o edital de apoio a cerca de 43 iniciativas culturais.

Também a iniciativa que o MCIC avançou com actuações online, por artista de diferentes áreas, em troca de 10 mil escudos, revelou-se manifestamente ineficaz e tem sido criticada, como já noticiou este online, pois há artistas que demoram muito tempo a receber. A iniciativa já abrangeu 100 artistas e há uma segunda fase para mais 100.

PUB

PUB

PUB

To Top