PUB

Cultura

Dia dos pés descalços: Cesária Évora faria hoje 79 anos

Pelo oitavo ano consecutivo é celebrado o “Dia dos pés descalços”, uma iniciativa que coincide com o aniversário do nascimento de Cesária Évora. Trata-se de uma iniciativa da produtora Harmonia, que acompanhou Cesária Évora, que pretende desafiar os cabo-verdianos a andar descalços, tal como sempre fez a cantora, que morreu em 2011. A celebração é uma homenagem à simplicidade e liberdade, que caracterizava Cesária Évora.

O “Dia dos Pés Descalços” foi inicialmente uma sugestão do jornalista da RTC, Moisés Évora. À semelhança do que vem acontecendo em anos anteriores, espera-se que os admiradores de Cesária Évora andem descalços não só em Cabo Verde, como também noutros países, em especial em França, onde a cantora iniciara a sua carreira.

Cesária Évora, considerada a “embaixadora da morna”, música que transmite a melancolia das ilhas cabo-verdianas, nasceu no dia 27 de Agosto de 1941, e se ainda estivesse viva faria 79 anos.

 Ao longo da sua carreira, gravou mais de duas dezenas de discos, com destaque para “La diva aux pied nus” (1988), “Miss Perfumado” (1992), tornando-se, aos 47 anos, uma “estrela” da “world music”.

 Em 2004, recebeu um Grammy para o Melhor Álbum de “World Music” contemporânea, pelo disco “Voz d’Amor”, cumprindo então sucessivas digressões e regressando, de vez em quando, à terra natal.

 A “Diva dos Pés Descalços”, nome por que popularmente ficou conhecida, morreu no dia 17 de Dezembro de 2011, no Mindelo (São Vicente), com 70 anos.

PUB

PUB

PUB

To Top