PUB

Santo Antão

Santo Antão: Vento destrói muitas plantações, mas há prejuízos também em casas e estradas

A tempestade tropical Rene deixou vários prejuízos aos agricultores da ilha de Santo Antão. Mas há também casas que ficaram afectadas e muitas estradas por recompor.

A tempestade tropical Rene deixou vários prejuízos aos agricultores da ilha de Santo Antão. Segundo apurado pelo A NAÇÃO na ilha, as perdas ainda são incontáveis, mas é certo que a tempestade, acompanhada de chuva intensa e ventos muito fortes destruiu plantações de cana, milho e bananeiras.

“Mais de 50% das plantações ficaram perdidas. O vento destruiu praticamente todas as hortas. Bananeiras, papaeiras, cana e milho, todos derrubados. Choveu muito e o que era pra ser um bom ano agrícola já está meio perdido. A produção foi por água abaixo”, lamenta um agricultor do Paul.

A Proteção civil dos concelhos de Paul e Ribeira Grande corroboram as afirmações desse agricultor e acrescentam que ainda não se pode contabilizar os prejuízos, no entanto houve muitos danos no que toca às plantações.

Por ora a proteção civil da ilha está a tentar recuperar a circulação normal das viaturas nas estradas dos concelhos.

“Algumas localidades ainda estão com problemas de circulação. Nos lugares onde as estradas passam nas ribeiras ainda não há trânsito, mas será retomado assim que as máquinas refizerem os trilhos”, avança o comandante da Proteção Civil de Ribeira Grande, Manuel Lima.

No concelho do Paul, além do trabalho de desobstrução das estradas, as autoridades estão a trabalhar para consertar algumas casas que sofreram danos devido à quedas de árvores.

“Estamos a tentar consertar o que se danificou, nomeadamente casas em que caíram os tetos por causa de árvores e a estrada de Cabo Ribeira até Chã de João Vaz que ficou interrompida. Estamos à espera da máquina para abrir o caminho para as viaturas e penso que até o final do dia de hoje esteja pronto”, assegura o comandante da Proteção Civil do Paul, Ivandro Miranda.

A tempestade Rene atingiu Cabo Verde com força na passada terça-feira (8) e afetou mais a zona norte do arquipélago com destaque para as zonas altas a sudoeste da ilha de Santo Antão.

Criselene Brito

Estagiária

 

PUB

PUB

PUB

To Top