PUB

Santo Antão

Barragem de Canto Cagarra e de Banca Furada em extremos opostos

Enquanto que a barragem de Canto Cagarra, transbordou de água devido às últimas chuvas caídas no arquipélago, a barragem de Banca Furada não foi capaz de reter as águas, mais uma vez.

 

Enquanto que a barragem de Canto Cagarra (Santo Antão) transbordou de água devido às últimas chuvas caídas no arquipélago, a barragem de Banca Furada (São Nicolau) não foi capaz de reter as águas, mais uma vez.

Enquanto para uns camponeses reina a alegria para outros a desilusão. A barragem de Canto Cagarra transbordou, sinónimo de muita água para a agricultura e de um bom ano agrícola.

Já a de Banca Furada não foi capaz de reter as águas pluviais, situação que os moradores locais ouvidos pela RCV lamentam. Os mesmos consideram que se a Barragem da Banca Furada tivesse
retido as águas constituiria uma riqueza para toda a zona.

Um “grande” empreendimento, segundo dizem, mas que de nada vale se não for capaz de reter as águas. Por isso apelam ao Governo que resolva a situação.

É que a barragem chegou a ter água da chuva no fim de semana, mas da mesma forma que entrou, a água logo desapareceu.

É de salientar que a barragem de Canto Cagarra sofreu danos com as chuvas de 2016 e o seu reparo custou cerca de 33 mil contos ao Estado. A barragem de Banca Furado por seu lado foi inaugurada em 2015 e custou aproximadamente 700 mil contos, mas depara-se com o problema da falta de retenção de água.

A permeabilização do solo seria uma das soluções.

Anícia Veiga

Estagiária

PUB

PUB

PUB

To Top