PUB

Artes Plásticas

Reconhecimento profissional do artesão: Sessões informativas chegam a São Domingos e Santa Cruz

As sessões informativas da fase de implementação do reconhecimento profissional do artesão chegam, a partir desta semana, aos municípios de São Domingos e Santa Cruz, em Santiago.

 

São Domingos vai ser o primeiro município a receber tais sessões, entre quinta-feira e sexta-feira, 24 e 25 respectivamente, em dois encontros realizados no Centro de Empreendedorismo jovem do município. O Centro Juvenil Katchás recebe a sessão informativa de Santa Cruz no dia 30 de Setembro.

Todos os artesãos interessados poderão estar presentes nas sessões. Contudo, face a actual situação de contingência, as sessões terão um número máximo de artesãos, previamente convocados por ordem alfabética e com uso obrigatório de máscara.

A fase de implementação do processo de Reconhecimento Profissional do Artesão, agora regulamentado, foi iniciada pelo Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), instituto tutelado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

O CNAD é a entidade responsável pela regulamentação do sector do artesanato ao abrigo da publicação da portaria conjunta nº39/2019 de 15 de novembro de 2019, que regulamenta a carreira de artesão e das unidades produtivas artesanais.

Esta fase decorre ao longo do ano 2020 em todos os municípios do país e consiste na divulgação, recolha de candidaturas e atribuição das cartas profissionais de Artesão e de Unidades de Produção artesanal, e do respectivo cartão de reconhecimento profissional bem como do selo “Created in Cabo Verde”, marca de reconhecimento da origem registada.

PUB

PUB

PUB

To Top