PUB

Educação

Ministra da educação garante que estão a ser criadas condições para o regresso às aulas

Depois de serem adiadas o início das aulas presenciais na Praia, estão a ser criadas condições de higiene e funcionamento das escolas nos outros concelhos. 

As máscaras vão ser obrigatórias a partir do 2º ciclo. A ministra da educação falava a propósito do novo ano letivo, que se inicia no próximo dia
1 de outubro. De acordo com as informações, todas as decisões estão a ser tomadas em conjunto com todas as autoridades competentes da área da saúde e educação.

“Dia 25 tivemos uma reunião onde participaram representantes dos encarregados de educação de todo o país, o sindicato, os docentes, ministro e autoridades da saúde para
debater esta questão. Uma das questões mais importantes que tem sido tratada durante todo este tempo é criar condições de higiene. Estamos aqui a adoptar as normas que são praticamente internacionais, discutidas com todos os parceiros”, explicou.

Além da implementação das medidas, a ministra da educação realça que todas as escolas vão ser inspecionadas em prol da segurança de toda a comunidade educativa.

“Todas as escolas vão ser inspecionadas e vai ser passado um certificado de cumprimento das medidas sanitárias. Há um plano de contingência para cada agrupamento, que
determina a forma de ação perante um caso.”, disse a ministra.

Rosabal acrescenta ainda que estão a ser tomadas medidas em relação à entrada e saída das escolas, bem como para lavagem das mãos e o correto funcionamento das casas de banho.

Os professores, segundo a ministra, têm passado por uma série de formações, desde o dia 24 de setembro, de forma a proporcionar uma readaptação dos mesmos ao ambiente escolar.

PUB

PUB

PUB

To Top