PUB

Sociedade

Mundo dos tutoriais de make up ganha cada vez mais amantes em Cabo Verde

Inspiradas pelas grandes produções de moda, novelas ou os mais recentes influenciadores digitais, a maquilhagem e os seus truques transformaram-se em uma febre. 

 

 

Nunca mulheres e homens se interessaram tanto pela maquilhagem como nos dias de hoje. Há, nas redes sociais, várias pessoas que ensinam os valiosos truques. Alguns surpreendem.

O ‘boom’ das redes sociais trouxe consigo o reinventar de práticas. A maquilhagem ganhou um novo destaque muito além da beleza. Há cada vez mais pessoas preocupadas com uma make up mais concebida, muitas inspiradas pelos tutoriais publicados nas internet.

Zelinda Rocha, santantonense residente no exterior, partilha desta experiência desde 2018. É no instagram que publica fotos e vídeos de make up elaborados. O sucesso das publicações suscitou curiosidade de alguns seguidores, o que fez com que passasse a publicar tutoriais sobre o assunto.

“A maquilhagem é atualmente uma tendência. Quando comecei a publicar fotos das makes passei a receber dúvidas sobre o assunto, a partir daí quis também ensinar um pouco do que sei”, diz Zelinda.

Se a paixão de Zelinda não deixa de ser um passatempo, a de Maddie Tavares vai mais além. A maquilhadora e designer de sobrancelhas quis aproveitar as valências das redes sociais para divulgar o próprio trabalho.

Maquiagem não pode ser máscara

Para Maddie, a maquilhagem tem tomado proporções em Cabo Verde que nunca imaginou que pudesse tomar. Nas redes sociais tem passado a ideia de que maquilhar é realçar aquilo que é belo. “Muitas vezes há necessidade de esconder algumas imperfeições e realçar aquilo que já existe. Gosto da maquilhagem que realça e não foge daquilo que a pessoa é. A maquilhagem não pode ser uma máscara”, defende.

A ideia também é defendida pela make up artist Ana Lisboa que, entretanto, não vê a maquilhagem apenas como uma vaidade, mas sim como uma “expressão artística e pessoal muito forte”.

Ana Lisboa defende uma maquilhagem mais profissional em Cabo Verde e que não fique apenas como um passatempo entre os amantes.

A maquilhadora, também adepta das redes sociais, aposta num conceito de maquilhagem que vai além da beleza e sim como uma terapia e exercício que eleva a autoestima das mulheres. “Há dias em que um simples batom eleva o ânimo de qualquer mulher. Sentir-se bonita é fundamental e a maquilhagem ajuda nesse sentido”, avança.

Já para Maddie Tavares, a mulher não se maquilha para ficar deprimida, segundo diz, a intenção é levantar o astral e sentir-se bonita. “Mulher maquilhada não quer guerra como ninguém”, brinca.
Para as entrevistadas, qualquer pessoa pode produzir uma maquilhagem elaborada desde que tenha um kit básico de base, corretivo, pó translúcido, rímel, alguns pincéis, sombras neutras , blush, baton e alguma prática, para além dos cuidados com a pele, beber muita água e uma alimentação saudável.

PUB

PUB

PUB

To Top