PUB

Política

Autárquicas 2020/São Domingos: Câmara mais eficiente, participação activa e inclusão social entre as promessas de campanha

Uma câmara municipal mais eficiente e mais próxima das pessoas, a potencialização e qualificação dos jovens e a aposta na inclusão social e empoderamento das famílias são algumas promessas de campanha, feitas este domingos pelos três candidatos à CM de São Domingos.

 

A plataforma independente “AmiéSanDomingus”, quer resgatar, potencializar e promover a qualificação dos jovens do concelho e dinamizar a sua participação activa nas questões da vida sociopolítica do concelho.

Um desejo manifestado este domingo, pelo candidato a vereador para área da Juventude Empreendedorismo e Formação Profissional, Óscar Sena, durante um encontro com a juventude da região centro de São Domingos.

Uma das propostas da candidatura passa pela educação de qualidade, formação profissional e empreendedorismo para responder às necessidades da camada juvenil.

“Muitos jovens que não conseguem terminar o ensino secundário para ingressar no ensino superior. E tendo em conta que é um número considerável, a nossa aposta é a formação profissional e encaminhar essa camada para o empreendorismo”, apontou Óscar Sena.

A ideia, conforme explicou, passa ainda pela melhoria das condições de negócio das micro e pequenas empresas cujos promotores sejam jovens investidores e estreitar as relações e parcerias do Centro de Empreendedorismo.

O líder da plataforma “AmiéSanDomingus”, Milton Paiva, promete usar a sua influência para mobilizar todas as parceiras para transformar São Domingos num município empreendedor.

Do lado do PAICV, Isaías Varela, candidato à Câmara Municipal, fala em renovar as esperanças depois de 26 anos de abandono.

 “A população continua muito revoltada, desacreditada, sobretudo da política e dos políticos de São Domingos, mas, nós temos estado a dialogar com as pessoas a dizer-lhes que esta candidatura é uma candidatura de esperança”, adiantou Varela, que fala ainda de uma “reação positiva” da população.

Segundo o candidato, os problemas encontrados nos diversos povoados do concelho já visitados são similares, nomeadamente o abastecimento de água, problemas de acesso, estradas em péssimas condições, desemprego e problemas de habitação.

Se for eleito no dia 25 de Outubro, Isaias Varela promete trabalhar de forma transversal, para o empoderamento das famílias, apostando na inclusão social, habitação social, juventude, desporto, educação, cultura e saúde, mas também no turismo, de modo a transformar São Domingos numa cidade alternativa à Praia.

Já Clemente Garcia, candidato à própria sucessão, pelo MpD, promete uma autarquia mais eficiente e mais próxima das pessoas.

 Clemente Garcia nega que no seu primeiro mandato foi um presidente pouco aberto e pouco dialogante, conforme algumas críticas, mas ainda assim reconhece que há espaço para algumas melhorias em termos de relacionamento com o eleitorado.

O candidato promete, igualmente, trabalhar no reforço de alguns serviços nos povoados, nomeadamente a criação de mais uma delegação municipal.

Durante a sua visita, este domingo, à comunidade de Loura, em Rui Vaz, o candidato recordou que, entre as suas propostas, está a construção da estrada que liga a comunidade Loura à Santana, no município de Ribeira Grande Santiago.

Garcia prometeu ainda, para esta localidade, uma placa desportiva e reabilitar e colocar à disposição dos jovens um centro de juventude, com acesso à internet e biblioteca para os estudos.

PUB

PUB

PUB

To Top