PUB

Cultura

Santo Antão acolhe residência criativa “FONTéNHA”

A localidade de Fontaínhas, na Ribeira Grande, Santo Antão, acolhe desde o dia 16 de outubro a residência criativa FONTéNHA. A residência antecede a 5ª edição da URDI- feira de artesanato de Cabo Verde, que este ano acontece nos 22 municípios do país.

O conceito FONTéNHA, que dá nome à residência criativa, surge da tradução crioula de Fontaínhas de Luís Romano.

 O evento reúne um colectivo multidisciplinar de artistas e criativos num espaço de partilha de estórias, vivências e simbolismos, com o propósito de “escutar” Fontaínhas.

“Deixar as gentes, o galo que canta, a água das ribeiras, as ladeiras e o gado, a caldeira ao lume, premiar os sentidos e, possivelmente, daí extrair matéria criativa”, lê-se numa nota enviada à nossa redacção.

O objectivo é também revelar outros olhares sobre Fontaínhas no âmbito da URDI deste ano assente no equilíbrio, ecologia e criatividade.

Participam da FONTéNHA, residência criativa, o artista plástico Tchalé Figueira, a cineasta Samira Vera Cruz, o artesão escultor Billy da Luz, os iluminadores Ayrton Cruz e Karine Silva e Yuran Henrique, artista plástico.

FONTéNHA está a cargo do designer e activista social cabo-verdiano David Monteiro, nesta que é a primeira residência criativa realizada fora da ilha de São Vicente.

O evento decorre até a próxima sexta-feira, 23 de outubro.

PUB

PUB

PUB

To Top