PUB

Política

Autárquicas’2020/Tarrafal: Aspirantes turbinados já cantam vitória

Os cinco pretendentes à Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago) já cantam vitória. Os pretendentes queimam os últimos cartuchos, recheado de troca de acusações, até às 24 horas desta sexta-feira, 23, último dia de campanha, na tentativa de convencer os indecisos e os descrentes.

Para a candidatura do “Unidos por Tarrafal” (UT), Grupo Independente liderado por Domingos Semedo, “um bom resultado é ganhar as eleições”.

Até “os nossos adversários já sentem a dinâmica da vitória do UT”.

E pergunta: “Por que será que toda a equipa governativa mudou-se para o Tarrafal, em socorro do candidato do MpD (Movimento para a Democracia)”?

Domingos Semedo apela à população que vote UT, porque é a melhor Equipa e apresenta o melhor projecto para Tarrafal.

“Basta compararem as listas e os projectos para tirarem a devida conclusão. Somos os únicos a apostar no desenvolvimento integrado de Tarrafal e em todos os sectores. Nas nossas acções de Campanha ficou evidente que somos o único que respeita os adversários, a liberdade de acção das pessoas e outros direitos constitucionais que lhes assistem”, sustenta Semedo, remarcando que “Unidos por Tarrafal” tem compromisso apenas com os tarrafalenses e que não vai governar para servir, primeiro, o Partido, e só depois o Povo.

O líder do UT conclama os tarrafalensens e a prepararem-se de COVID-19 e a comparecerem em massa, no domingo, às urnas, acreditando na Democracia e “na possibilidade de desenvolvermos juntos, o Concelho”.

 Ribeiro confiante numa “grande vitória”

Celso Soares Ribeiro, pretendente do MpD (Movimento para a Democracia) à Câmara do Tarrafal, está “confidante numa grande vitoria” no pleito de domingo, 25.

“A vitória está muito próxima. Nos contactos porta-a-porta, em todas as localidades, sempre fomos muito bem recebidos pelas famílias e moradores”, garante Celso Ribeiro, para quem, Tarrafal está com “uma boa dinâmica de desenvolvimento”, pelo que se deve continuar na mesma e jogar pelo seguro.

“Tarrafal não pode parar. Não podemos entregar o Município a aventureiros. O momento é de decisão. No domingo, os eleitores devem decidir em consciência e escolher o que é melhor para eles e para o Concelho. E a melhor escolha é aquela que é liderada por Celso Ribeiro, para a Câmara e Rosa Semedo, para a Assembleia Municipal”, aponta o escolhido do MpD.

Para Celso Ribeiro, a sua Lista “reveladora de competência, seriedade e responsabilidade, indo ao encontro daquilo que é a exigência” dos eleitores do Tarrafal.

E remata: “Não devemos deixar que os outros transformem este momento eu outras coisas, mas sim, momento de compromisso e não de aventuras”.

 “Nós já ganhamos!” – garante Cláudio Sousa

Cláudio Hernâni Sousa, postulante do MIT (Movimento Independente Tarrafal), considera que o seu Colectivo já amealha vitória.

“Nós já ganhamos. Não precisamos esperar pelo dia 25. É basta ver-se a mobilização que fazemos e a multidão que arrastamos. Sem se falar dos descrentes na Política que conseguimos convencer a irem às urnas no próximo dia 25 de Outubro”, explica Cláudio Sousa, acrescentando que há “sede e vontade de mudança” no Tarrafal.

O líder do MIT denuncia “as ameaças, medo e  retaliação” aos que não afinam pelo mesmo diapasão do Poder, sem se esquecer da “má-governação” do Tarrafal, que é, presentemente, “um alvo da élite criminosa Nacional, que está ao serviço da do Capital estrangeiro”.

Respeitando a diversidade cultural, a Equipa do MIT é composta por alguns estrangeiros residentes Município.

“Estamos a mostrar aquilo que devemos ser no futuro: construir o desenvolvimento com base no respeito pela diversidade cultural. Um Mundo pacífico e desenvolvido só se consegue com o respeito por todas as culturas”, justifica o candidato do MIT – citado pela Inforpress -, realçando que o seu Movimento “não pende para nenhum lado”, mas sim, “valoriza o ser humano”.

Cláudio Sousa destaca que MIR merece vencer, uma vez que são “independents e sempre posicionamos ao lado da população”.

E apela”: “Que votem consicente, porque o nosso voto decidirá o future da nossa Cidade; dos nossos filhos; principalmente”.

 “Há necessidade de mudança!” – diz José dos Reis

José dos Reis, candidato da PAICV (Partido Africando da Independência de Cabo Verde), defende que “há necessidade de uma mudança profunda e capaz de tornar o nosso Município muito diferente e melhor do que tem sido nos últimos 28 anos”.

E prossegue: Depois de 28 anos de uma governação  sem progresso, sem crescimento económico e sem desenvolvimento, mudar é preciso! Tarrafal precisa de experimentar novidades e seguir um caminho novo para o desenvolvimento”.

O eleito do PAICV garante a sua mensagem foi recebida com muita abertura e confiança no futuro. “Os tarrafalenses clamam pela mudança e têm nesta nossa candidatura a alternância precisa para mudar, transformar e desenvolver o nosso querido Tarrafal”, salienta José dos Reis, assegurando que o Concelho,  de Bilimboa a Achada Meio, “sente e vive esta onda amarela de mudança”, pelo que  “ a vitória chegou”.

Para o concorrente do PAICV,  um bom resultado “é ganhar,  sem dúvidas, e com maioria absoluta estas eleições”.
Sustentando ser o rosto da Equipa que dispõe de um “Projeto inclusivo para transformar e desenvolver Tarrafal”, José dos Reis pede aos eleitores que votem “num Projecto novo, de esperança e portador de futuro”.

“Resultado satisfatório” para Holden Duarte

Holden Roberto Duarte é  pretendente da UCID (União Cabo-Verdiana Independente e Democrática) à Câmara municipal do Tarrafal às Autárquicas deste domingo, 25.

Pelos contactos feitos nas mais de 20 comunidades, acredita num “resultado satisfatório”, embora exista “muita intimidação e retaliação” aos que não lêem pela Cartilha do Poder.

“O resultado das urnas não reflecte a verdade eleitoral. Há muito medo, apesar de há haver consciência de que a mudança é preciso e necessária. A demasiada dependência dos eleitores aos que governam, obriga à tolerância e à aceitação dos erros dos que governam”, denuncia, remarcando, todavia, que “a UCID sempre joga para ganhar, consciente, embora, da realidade existente”.

Prometendo “uma Governação de Proximidade”, Holden Duarte anuncia a criação de “uma Gabinete de Reclamações, dependente directamente do Presidente”, em ordem a que “as denúncias, protestos, reinvindicações e contestações” dos governados “não caiam no esquecimento”.

Holden Duarte está ciente da abstenção e da descrença dos eleitores, mas tem sido “directo com as pessoas, não comprando a consciência” de ninguém.

“Queremos voto consciente, leal e de qualidade”, sustenta.

E co0nclui: “A nossa Lista deve ser a vencedora, porque, é composta, na sua maioria, por jovens, com garra e que receberam uma oportunidade de darem a sua contribuição na vida política”.

Tarrafal conta com 12 mil 232 eleitores.

PUB

PUB

PUB

To Top