PUB

Cultura

Webinar debate a preservação do património arqueológico em Cabo Verde

O Instituto do Património Cultural, através da Direção de Museus realiza nesta terça-feira,27, uma webinar internacional intitulada “O Museu de Arqueologia e os desafios da preservação do património arqueológico em Cabo Verde”.

O evento via Zoom está marcado para as 8h30 desta terça-feira e acontece no âmbito das atividades alusivas à comemoração do mês da Cultura e do 12º aniversário da criação do Museu de Arqueologia.

O Webinar pretende alargar o debate sobre o papel do Museu de Arqueologia na valorização, salvaguarda e preservação do património arqueológico, a nível nacional.

Isto além de refletir sobre os desafios futuros com vista ao cabal cumprimento da missão desta instituição, mormente na produção e disseminação dos conhecimentos e na investigação nos domínios da arqueologia, caso da carta arqueológica, um projeto referenciado no Plano de Gestão da Cidade Velha – 2019/2022, aprovado pela UNESCO.

A conferência inicia-se com as boas vindas do Presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes, seguido de uma Conversa Aberta sobre “Os Desafios atuais dos Museus em Cabo Verde”.

O segundo momento está subdividido em dois painéis distintos, sendo Painel I – “O Museu de Arqueologia Espaço de Salvaguarda do Património, Identidade, Memória e Educação” e  Painel II – “A Investigação Arqueológica Terrestre/ Subaquática e o seu impacto no Museu de Arqueologia, tendo como oradores arqueólogos e investigadores nacionais e internacionais”.

De salientar que o Museu de Arqueologia, foi inaugurado a 24 de Outubro de 2008, enquanto um espaço de investigação, conhecimento, lazer e de comunicação para a “ proteção do património Cultural arqueológico, nas suas várias vertentes: sub aquático e terrestre”.

Para assistir click no link: (https://ministeriodasfinancas.zoom.us/j/99504336716?pwd=V3ZIbXN0K2k2RFAvaHRIbEZJOHZnZz09)

PUB

PUB

PUB

To Top