PUB

Ambiente

OMVCV alerta para a existência de falsos veterinários no país

A Ordem dos Médicos Veterinários de Cabo Verde chama atenção da sociedade civil para a existência de falsos veterinários que podem por em causa a saúde pública e a integridade dos animais. As denúncias partem especialmente da Boa Vista e Santiago.

Em entrevista à rádio pública, Janice Silva, em representação da ordem, alerta para os perigos de falsos veterinários que, inclusivamente, dão consultas e prestam assistência como atividade profissional.

“Estamos a receber muitas denúncias, principalmente nas ilhas de Santiago e Boavista. Esta comunicação é exatamente para dar a conhecer às pessoas que a Ordem dos Médicos Veterinários existe e que está a chegar a nós denúncias de atividade veterinária ilegal, de pessoas que não são da área, têm outras formações, ou nem outras formações possuem, e estão a exercer esta atividade, colocando em risco a vida dos animais”, explica a veterinária.

A ordem apela às pessoas a escolherem os profissionais adequados para que os seus animais de estimação possam ficar em boas mãos, tendo em conta que, à semelhança dos humanos, a saúde dos animais é uma questão delicada.

“Até na saúde humana temos limitações devido à falta de materiais e medicamentos, e a medicina veterinária não fica atrás. Qualquer tipo de problema que podemos constatar, até mesmo feito por médicos veterinários, se verificarmos que os procedimentos não estão dentro dos padrões, já temos o nosso crachá. Devido a essas ações muitos animais têm vindo a óbito de forma inesperada”, explica Janice.

A Ordem dos Médicos Veterinários foi criada em 2016 e já possui um site com as informações necessárias, o qual podem consultar em caso de dúvidas.

C/ RCV

 

PUB

PUB

PUB

To Top