PUB

Economia

São Nicolau: Tarrafal passa a contar com mais uma embarcação de pesca

O município do Tarrafal, em São Nicolau, vai passar a contar com mais uma embarcação de pesca, com capacidade para 22 toneladas de peixe e garantia de emprego para 16 pessoas.

Tanixa, como foi baptizada pelo proprietário, António Duarte, é um tributo ao Tarrafal. O investimento é a forma que encontrou para concretizar um ofício herdado da família.

O barco foi lançado ao mar no último fim-de-semana, com a ajuda de pescadores e amigos do proprietário, processo que demorou várias horas.

Baptizar a embarcação com o nome de Tanixa é também uma forma de homenagear uma das filhas de António Duarte.

“O sentimento é uma satisfação pelo dever de contribuir por esta terra, um bichinho que há dentro de nós, de quem quer exercer o seu papel do bem, tem tendência para fazer algo. Então fiz este barco porque encontrei isso na família, de uma certa forma, ou então do nada fui analisando e senti aquela ânsia de fazer qualquer coisa pelo Tarrafal, São Nicolau e Cabo Verde inteiro, então é este o sentimento, de satisfação”, explicou António Duarte, em declarações à televisão pública de Cabo Verde.

A embarcação Tanixa foi feita a partir de um bote, como forma de proporcionar mais segurança àqueles que nele vão à faina diária, provavelmente seus dois filhos, porque de marinheiro diz não ter nada.

“Se era para eu fazer este barco e ir ao mar, então eu nao precisava fazê-lo, porque eu não sirvo no mar. Sou assanhado na terra, porque se eu for ao mar, enquanto o barco está a andar, tudo bem, mas se parar já não tem homem”, disse com sentido de humor.

Segundo o mesmo, é um barco feito com materiais de reciclagem e levou quatro anos a ser construído.

16 postos de trabalho

E, agora, prepara-se para empregar 16 pessoas, uma espécie de incentivo ao emprego jovem.

“Empregando 16 pessoas, esta é mais um ferramenta para Tarrafal, para as pessoas utilizarem e ajudar a equilibrar esta situação difícil que temos neste momento. Eu gostaria de apelar aos jovens para pensarem em investir com confiança e os pés no chão para não desanimarem”.

Em Tarrafal de São Nicolau boa parte das pessoas dependem do sector das pescas, directa ou indirectamente. Um cais de pesca e também um arrastadouro são aguardados com alguma expectativa pela comunidade piscatória do Tarrafal de São Nicolau.

C/ TCV

PUB

PUB

PUB

To Top