PUB

Cinema

“Estamos a viver um momento alto do cinema cabo-verdiano ”-Mário Benvindo Cabral

Hoje, 05, assinala-se o dia mundial do cinema e conforme o presidente da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV), Mário Benvindo Cabral, o sector, apesar da pandemia, está a caminhar bem e conta com suporte das entidades governamentais.

Em entrevista à Radio de Cabo Verde, Mário Benvindo Cabral congratula-se com a fase que o cinema cabo-verdiano está a viver e diz ser um “momento alto” da sétima arte em Cabo Verde.

“Estamos a viver um momento alto do cinema cabo-verdiano com a aprovação da Lei do Cinema. Pela 1° vez na história de Cabo Verde o governo atribui financiamento ao cinema e, portanto, nunca estivemos tão bem em termos de entidades governamentais a apoiar o setor”, conta o presidente da ACACV acrescentando que a pandemia da Covid-19 não afetou muito o sector em Cabo Verde.

“Nós de facto estamos a viver uma pandemia e este momento condicionou toda a atividade cinematográfica no mundo. Mas posso dizer que em Cabo Verde tivemos algo especial porque, na verdade, o cinema não representa o mercado de trabalho para todos, ou seja, a maior parte das pessoas que trabalham ligado ao cinema têm outra ocupação, felizmente”, faz saber Mário Benvindo.

O único problema que a Covid-19 trouxe para a ACACV foi na reprogramação das atividades comemorativas do dia mundial do cinema. Ciclo de debates virtuais substituem conferência internacional, antes programada.

“No dia mundial do cinema nós tínhamos traçado várias atividades que a pandemia condicionou. O ponto alto seria uma conferência internacional com a participação de especialistas e entidades ligadas ao sector, em Cabo Verde, mas por causa da pandemia tivemos que reverter e transformar essa conferência em um Webinar. Desde 28 de Outubro está a decorrer secções de webinares com participações de entidades e profissionais com temas também ligadas ao momento. Discutiu-se o futuro do cinema num momento tão difícil para a economia, a Lei do cinema e a sua aplicabilidade”, concluiu o presidente da ACACV.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top