PUB

A Não Perder

“Cabo Verde & A Música – Dicionário de Personagens”

“Cabo Verde & A Música – Dicionário de Personagens”, lançada em 2016, é uma obra da jornalista e investigadora brasileira Gláucia Nogueira, a residir em Cabo Verde há vários anos. O livro, de 800 páginas, relata de A a Z a história de mais de 900 personalidades da música do arquipélago desde construtores de instrumentos a intérpretes, passando por professores, regentes de bandas, compositores, músicos e produtores.

O dicionário da jornalista que é também antropóloga, abrange ainda as práticas musicais em Cabo Verde e nas suas comunidades emigradas desde meados do século XIX, de quando provêm os primeiros registos sobre essa produção musical, até o presente.

“Cabo Verde & Música – Dicionário de Personagens” resulta de uma investigação que durou cerca de 15 anos e que, originalmente, teve a “pretensão” de abranger os cinco Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe).

“Percebi rapidamente que seria um projeto megalómano. Acabei por virar-me para a música de Cabo Verde, pois, apaixonei-me. É difícil não se apaixonar pela música cabo-verdiana”, sublinha Gláucia Nogueira.

Da investigação global, saíram três outros livros, “talvez subprodutos” da obra: “Batuku de Cabo Verde – Percurso Histórico-Musical”; “Notícias que Fazem a História – A Música de Cabo Verde pela Imprensa ao Longo do Século XX” e “O Tempo de B. Leza – Documentos e Memórias”.

PUB

PUB

PUB

To Top